PUBLICIDADE

Dieta saudável associada com envelhecimento celular saudável em mulheres

30 ago 2018 - 07h12
Compartilhar
Exibir comentários

Comer uma dieta rica em frutas, vegetais e cereais integrais e pobre em açúcar, sódio e carnes processadas pode ajudar a promover o envelhecimento celular saudável em mulheres, de acordo com um novo estudo publicado no American Journal of Epidemiology. A ênfase deve ser colocada em melhorar a qualidade geral de sua dieta, em vez de enfatizar alimentos individuais ou nutrientes. No estudo, os pesquisadores usaram o comprimento dos telômeros para medir o envelhecimento celular. Os telômeros são estruturas protéicas de DNA localizadas nas extremidades dos cromossomos que promovem estabilidade e protegem o DNA. A idade é o mais forte preditor do comprimento dos telômeros - os telômeros encurtam de comprimento durante cada ciclo celular. No entanto, estudos recentes mostraram que os telômeros também podem ser encurtados devido a fatores comportamentais, ambientais e psicológicos. Telômeros mais curtos têm sido associados a um aumento do risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer.

Leung e seus colegas examinaram as dietas de uma amostra nacionalmente representativa de cerca de 5.000 adultos saudáveis ??e como eles pontuaram em quatro índices de qualidade de dieta baseada em evidências, incluindo a dieta mediterrânea, a dieta DASH e duas medidas de qualidade de dieta comumente usadas pelos EUA. Departamento de Agricultura e Harvard TH Chan Escola de Saúde Pública. Para as mulheres, as pontuações mais altas em cada um dos índices foram significativamente associadas à maior duração dos telômeros. Todas as quatro dietas enfatizam o consumo de muitas frutas, vegetais, cereais integrais e proteínas vegetais e limitam o consumo de açúcar, sódio, carne vermelha e processada. No geral, os resultados sugerem que seguir essas diretrizes está associado a um maior comprimento dos telômeros e reduz o risco de doenças crônicas graves.

A semelhança com todos os padrões de dieta saudável é que eles são antioxidantes e antiinflamatórios. Eles criam um ambiente bioquímico favorável aos telômeros. Nos homens, os resultados foram na mesma direção, mas não estatisticamente significativos. Neste estudo, assim como em estudos anteriores, os homens tenderam a ter escores de qualidade da dieta mais baixos do que as mulheres. Os homens também tiveram maior ingestão de bebidas açucaradas e carnes processadas, ambas associadas a telômeros mais curtos em estudos anteriores. É possível que nem todos os alimentos afetem igualmente o comprimento dos telômeros e que você precise de quantidades maiores de alimentos protetores para negar os efeitos nocivos dos outros. No entanto, mais pesquisas são necessárias para explorar isso ainda mais.

Referência

Leung, C. W. et al. Diet Quality Indices and Leukocyte Telomere Length among Healthy US Adults: Data from the National Health and Nutrition Examination Surveys (NHANES) 1999-2002 .  American Journal of Epidemiology , 2018

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade