PUBLICIDADE

Dieta rica em soja pode ajudar a fortalecer os ossos

20 ago 2018 - 07h12
Compartilhar
Exibir comentários

Um novo estudo investigou o impacto da soja na dieta sobre a força óssea em mulheres na pós-menopausa. Os autores concluem que comer mais soja pode de fato fortalecer os ossos em mulheres de todas as idades. A redução na densidade e força óssea que é comum em mulheres na pós-menopausa é de grande preocupação. À medida que as mulheres envelhecem, a osteoporose, os níveis reduzidos de atividade e o ganho de peso agem em conjunto para diminuir a saúde óssea e afetar negativamente o metabolismo. Osteoporose e fraqueza óssea aumentam o risco de fraturas, o que leva a ainda mais inatividade e ganho de peso, agravando ainda mais a questão.

Como a população se torna - em média - mais velha e mais pesada, a saúde dos ossos é uma área importante da ciência médica a ser estudada. Recentemente, pesquisadores da Universidade do Missouri, em Columbia, começaram a testar como as alterações na dieta de uma mulher podem afetar a resiliência de seus ossos. Em particular, eles estavam interessados ??nos efeitos das proteínas à base de soja. A análise mostrou que, embora os marcadores de turnover não tenham sido alterados significativamente, os ossos da perna de ratos alimentados com soja eram mais fortes do que os ossos dos ratos que foram alimentados com uma dieta à base de milho. As descobertas sugerem que as mulheres não precisam nem comer Tanto soja como é encontrada em dietas asiáticas típicas, mas adicionando um pouco de tofu ou outra soja, por exemplo, alimentos encontrados em dietas vegetarianas, poderiam ajudar a fortalecer os ossos.

As descobertas sugerem que todas as mulheres podem ver uma melhora na resistência óssea adicionando alguns alimentos integrais à base de soja, como o tofu e o leite de soja, em sua dieta. Eles também acreditam que as dietas à base de soja podem melhorar a função metabólica das mulheres na pós-menopausa. O próximo passo será entender os mecanismos moleculares subjacentes aos benefícios do aumento da ingestão de soja. Uma vez que a equipe compreenda o processo com mais detalhes, pode ser possível aproveitar as reações envolvidas e encontrar maneiras de obter benefícios ainda maiores para a resistência óssea.

Referência

Hinton. P.S. ET al. Soy protein improves tibial whole-bone and tissue-level biomechanical properties in ovariectomized and ovary-intact, low-fit female rats. Bone Reports , Volume 8 , June 2018, Pages 244-254.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade