PUBLICIDADE

Dieta ou exercício: o que é melhor?

Não há uma só resposta ou fórmula. Ambos, alimentação e exercício, são importantes para a qualidade de vida

12 jan 2021 - 13h43
Compartilhar
Exibir comentários

Dieta ou exercício, está aí um dilema de quem resolve adotar um novo hábito para a vida. Porém, em vez de escolher um ou outro, devemos repensar a própria pergunta. Uma alimentação balanceada e a prática de atividade física são importantes para a saúde e devem ser adotadas em conjunto. 

"Essa é uma dúvida recorrente: qual é o mais eficiente? Quando recebo essa indagação, logo a devolvo: depende, para quê? Para emagrecer, para a saúde?", reflete Marcio Atalla. 

Troque o "ou" por "e", quando o assunto é dieta e exercício 

Recentemente, foi publicado um artigo científico no qual os voluntários foram divididos em três grupos. O primeiro tentaria o emagrecimento e a mudança do estilo de vida via alimentação e depois incorporaria o exercício. O segundo, iria adotar a atividade física seguida de ajustes na alimentação. E, por fim, o terceiro iria conciliar os dois. 

O último grupo foi o que obteve melhores resultados em geral. No entanto, a longo prazo, o segundo teve vantagem em relação aos outros.

"Um hábito bom não exclui a necessidade de outros. Quando a pessoa deseja adotar um novo estilo de vida, mais saudável, o melhor caminho é começar por passos simples tanto na alimentação quanto no exercício", aconselha o educador físico. 

A crença de que o emagrecimento depende 80% da alimentação e 20% do exercício não tem base. "O emagrecimento está relacionado ao balanço calórico, isto é, quanto é gasto em relação ao que é ingerido. Caso a pessoa pratique atividade física, haverá maior ênfase neste elemento e, caso ela seja sedentária, a alimentação terá um papel maior", explica Atalla. 

Vamos falar de saúde?

Embora o emagrecimento seja um grande motivador para a realização de exercícios físicos, os benefícios para a saúde que o movimento traz não devem ser negligenciados.

"A atividade física é capaz de silenciar uma série de genes ligados a doenças, ela é fundamental para a saúde. Além disso, o ganho de massa magra aumenta o metabolismo em repouso e traz mais autonomia no cotidiano. Por isso, o emagrecimento com a atividade física é mais saudável do que aquele oriundo da alimentação", afirma Atalla.

Foto: Marcio Atalla
Dieta ou exercício: o que é melhor?:
Marcio Atalla Marcio Atalla
Compartilhar
Publicidade
Publicidade