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Dicas valiosas de preparação para a São Silvestre

16 ago 2019
05h08
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A São Silvestre é uma das provas mais disputadas no Brasil e no mundo. Se você perguntar para algum corredor qual é a sua meta de fim de ano, grande parte deles mencionará a famosa competição do dia 31 de dezembro. As inscrições para a 95? edição, por sinal, já começaram.

Se esse também é o seu caso e já está se preparando para percorrer os 15 quilômetros, aí vão seis dicas infalíveis para melhorar os treinos e ter um ótimo rendimento no dia da prova.

Encarando o sobe e desce

As subidas e descidas na prova de 31 de dezembro são constantes. Algumas são mais curtas, outras mais íngremes. Somando tudo, tem-se um dos percursos mais agressivos às pernas entre as corridas de rua do Brasil.

A sobrecarga muscular é muito grande o trabalho específico nesse tipo de percurso é fundamental para quem quer chegar bem. Portanto, para encarar a São Silvestre, é essencial treinar subidas e descidas.

Cuidado com as curvas

Nem só de subidas e descidas constitui-se o percurso da São Silvestre. Existem também as curvas, que devem ser levadas em conta no treinamento. Elas obrigam o corredor a variar o ritmo por um curto espaço de tempo entre as desaceleração e aceleração após contorna-las.

Em outras palavras, esse detalhe passa despercebido - só que na São Silvestre o número de curvas é grande. Os treinos de tiro ajudam nesse sentido também.

O ritmo perfeito

A dedicação aos treinos é muito importante nessa transição para os 15 km. Até a prova-alvo, os corredores simulam em outras competições sua estratégia e o ritmo de corrida. Porém, são raras as provas que apresentam as mesmas condições da São Silvestre.

Essa corrida é muito difícil de simular e a rotina de treinamentos ? seja de rodagem, tiro ou específico ? é que vai mostrar como encarar os 15 km.

Corpo quente

A São Silvestre permite realizar um bom aquecimento no início da prova. O enorme número de participantes obriga os corredores que não fazem parte da elite a ir bem. Devagar no começo, quando não caminhando. Nessa fase, relaxe um pouco, desencane do tempo e aproveite para esquentar bem a musculatura para o que vem pela frente.

Paciência na ladeira

Geralmente, o pelotão começa a se desfazer na descida da rua Major Natanael, longa e íngreme. O instinto diz para o corredor acelerar, mas isso pode custar um alto preço lá na frente ? mais precisamente na subida da Brigadeiro.

O posterior da coxa e a panturrilha são muito exigidos nessa ladeira, e os competidores estão somente no começo. Se a meta é completar bem, não vale a pena forçar nesse momento.

Guarde o fôlego para o final

O melhor é dividir a prova em três partes de 5 km. Para quem está indo para a sua primeira São Silvestre, acelere um pouco mais apenas na última perna, se tiver forças. Ou mantenha o ritmo até o final.

Estadão
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