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Detox: dicas e benefícios encontrados em um copo de suco

9 jan 2019
07h11
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Os sucos detox viraram mania nos últimos anos entre os que buscam manter ou conquistar a boa forma, além de limpar o organismo. Com sabores diversos, eles ajudam o fígado a eliminar as toxinas que impedem o bom funcionamento, já que são ricos em nutrientes. 

Além disso, esses sucos têm ação oxidante, auxiliando a fortalecer o sistema imunológico, e são ricos em fibras, o que é bom para a flora intestinal. Vale lembrar que o ideal é tomar cerca de 500 ml de sucos detox diariamente. Tudo, claro, acompanhado de uma alimentação balanceada. 

Mas quais são os sucos detox? Confira algumas sugestões e os benefícios: 

Suco verde

Tem em seus ingredientes folhas com a coloração verde escura e frutas cítricas, como couve e agrião com maracujá, laranja e limão, por exemplo. São opções bastante saudáveis, já que a fruta cítrica favorece a absorção pelo intestino de ferro, presente nesse tipo de vegetal.

Fibras 

Além de saborosos, os sucos preparados com sementes inteiras ou farinhas de sementes, como chia e linhaça, oferecem fibras e óleos saudáveis ricos em Ômega 3, que ajuda na proteção da saúde cerebral e cardiovascular.

Queima de gordura

Por sua vez, os sucos com gengibre, pimenta, canela ou pó de guaraná, por exemplo, provocam o aumento de gasto energético, pois são ingredientes com atividade termogênica e tendem a acelerar o metabolismo quando associados a hábitos saudáveis.

Sucos preparados com cacau em pó (sem açúcar) trazem os flavonoides, poderosos antioxidantes. Além disso, a adição desse ingrediente à bebida atribui um toque especial ao sabor.

Cuidados

Apesar dos benefícios apresentados, é preciso ter em mente uma coisa: focar a alimentação em sucos detox é como adotar uma dieta radical, já que faz a absorção de baixas calorias, mas é desequilibrada em macro e micronutrientes. Tal situação pode até levar a uma perda de peso rápida, mas dificilmente sustentável.

Além disso, a mastigação faz parte do processo digestivo e de estímulo à saciedade. Uma alimentação saudável requer níveis adequados de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais em todas as refeições. Por isso, o ideal é aproveitar, mas com moderação.

Estadão
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