0

Cuidados importantes com a pele durante o verão

10 jan 2019
07h11
  • separator
  • comentários

Com os termômetros registrando temperaturas acima dos 40º em algumas regiões do Brasil, é necessário muito cuidado com a pele para quem deseja ou precisa ficar exposto ao sol, evitando assim queimaduras e, até mesmo, complicações graves para a saúde. 

Antes mesmo de seguir para a praia ou a piscina, o primeiro passo é não esquecer de ingerir bastante líquido durante todo o dia. Á água combate a desidratação, responsável pela sensação de boca seca e fortes dores de cabeça. 

Cerca de 2 ou 3 litros diariamente são recomendados. É possível substituir a água por sucos naturais ou chás gelados. Se o objetivo é manter o peso, porém, não esqueça de avaliar a quantidade de calorias. E cuidado com as bebidas alcoólicas. Afinal, elas desidratam o corpo.  

Filtro solar

Muito conhecido, mas às vezes ignorado, o filtro solar é item fundamental durante o verão. Responsável por proteger a pele contra os raios UVA e UVB, o produto deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar. 

A recomendação é utilizar filtro com fator de proteção (FPS) 30 ou superior. O produto deve ser aplicado uniformemente em toda a pele. Atenção para não esquecer das orelhas, mãos e pés. O filtro deve ser aplicado novamente a cada 2 horas. Entretanto, esse tempo diminui em caso de transpiração excessiva, por exemplo.

Horário

O aquecimento da superfície depende do ângulo de incidência do sol. Por isso, nos horários mais críticos (das 10h às 16h) é recomendado evitar a exposição solar direta, combatendo assim queimaduras e a insolação. Mas é necessário sair da praia ou da piscina tão cedo? Para os adultos, é possível ficar embaixo do guarda-sol ou até mesmo em um restaurante na praia. Além disso, não esqueça de utilizar chapéu ou boné. O importante é evitar a exposição direta. 

Banho

Ao sair da praia, o ideal é tomar um banho de água doce preferencialmente fria para remover completamente sal e areia, que podem ressecar a pele. Utilizar loções específicas após a exposição solar também ajudam.  

Durante o verão e nos dias mais quentes, dois banhos diários são suficientes para manter a pele limpa. Se o calor estiver intenso, tome mais banhos, mas evite o sabonete para não ressecar a pele. Não esqueça de usar creme hidratante.

Estadão

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade