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Consumo de peixe e maior longevidade

6 ago 2018
07h11
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Um estudo de 16 anos, que mergulhou nos dados de quase meio milhão de homens e mulheres, conclui que uma dieta rica em peixes prediz uma vida mais longa. Consumir peixe tem sido recomendado como parte de uma dieta nutritiva. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e óleos saudáveis, o peixe é considerado uma escolha saudável. Peixes oleosos são ricos em ômega-3 e, nos últimos anos, esse óleo tem recebido muita atenção de pesquisadores médicos e fabricantes de suplementos. A evidência está longe de ser esmagadora, mas os cientistas já procuraram por quaisquer associações que possam ter com menor risco de câncer, melhor saúde cardiovascular e redução da inflamação. Outros estudos tentaram encontrar ligações entre ômega-3 e saúde mental, envelhecimento e visão. O trabalho está em andamento, mas como as descobertas costumam ser contraditórias ou fracas, a relação entre uma dieta rica em peixes, ingestão de ômega-3 e boa saúde ainda está em debate.

Os participantes forneceram informações sobre seus hábitos alimentares e sua saúde foi monitorada. No decorrer do estudo, 54.230 homens e 30.882 mulheres morreram. Os resultados foram publicados recentemente no Journal of Internal Medicine. A principal conclusão é que consumir mais peixe e ômega-3 de cadeia longa reduz a mortalidade total. E, analisando esses dados, os pesquisadores descobriram que os homens que mais comiam tinham um risco de mortalidade 9% menor do que aqueles que comiam menos. Quando os pesquisadores investigaram as causas específicas da morte, descobriram que os machos que comiam mais peixe, em comparação com aqueles que comiam menos peixe, tinham: redução de 10% na mortalidade por doenças cardiovasculares, redução de 6% na mortalidade por câncer, 20% redução na mortalidade por doença respiratória e redução de 37% na mortalidade crônica por doença hepática.

Comparando os maiores e menores consumidores de peixe entre os participantes femininos, eles mediram uma redução de 8% na mortalidade geral e: 10% na mortalidade por doenças cardiovasculares e 38% na mortalidade por doença de Alzheimer. Os cientistas mudaram sua análise para analisar especificamente o nível de ingestão de ômega-3 calculado a partir das pesquisas de consumo alimentar dos participantes. Eles descobriram que homens e mulheres que consomem mais ômega-3 tiveram reduções de 15 e 18% na mortalidade cardiovascular, respectivamente. É importante ressaltar que esses resultados não se aplicavam ao peixe frito. Entre os homens, o consumo de peixe frito não teve impacto no risco de mortalidade. Entre as mulheres, no entanto, o maior consumo de peixe frito aumentou o risco de mortalidade cardiovascular, mortalidade por doença respiratória e mortalidade geral.

Isto é provavelmente por várias razões. Por exemplo, fritar o peixe cria ácidos graxos trans e também aumenta a densidade de energia do produto final, ambos os quais poderiam potencialmente desfazer qualquer bom trabalho realizado pelos ômega-3.

Referência

https://www.medicalnewstoday.com/articles/322522.php?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_country=BR&utm_hcp=no&utm_campaign=MNT%20Weekly%20%28non-HCP%20non-US%29%20-%20OLD%20STYLE%202018-07-25&utm_term=MNT%20Weekly%20News%20%28non-HCP%20non-US%29

Estadão Conteúdo

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