0

Consumo de álcool e dieta low-carb

5 out 2018
07h14
  • separator
  • comentários

Dietas de baixo consumo de carboidratos têm se tornado cada vez mais populares como uma forma eficaz de perder peso e melhorar a saúde. Elas normalmente envolvem o corte de alimentos ricos em carboidratos, como grãos refinados, frutas, legumes ricos em amido e legumes e, em vez disso, concentram-se em gorduras e proteínas saudáveis. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre se o álcool pode ser consumido em uma dieta pobre em carboidratos, e as recomendações sobre o assunto podem ser conflitantes. Cerveja e bebidas mistas são especialmente ricas em carboidratos, com certas bebidas que comportam até 34 gramas de carboidratos por porção.

O álcool contém um alto número de calorias, mas é pobre em nutrientes importantes, como proteínas, fibras, vitaminas e minerais. O álcool é o segundo nutriente mais denso em calorias após a gordura - contendo 7 calorias por grama. Estudos mostram que beber pesado pode bloquear a queima de gordura e impedir a perda de peso. Isso porque quando você bebe álcool, seu corpo o metaboliza antes de outros nutrientes para usá-lo como combustível. Isso pode retardar a queima de gordura e causar carboidratos extras, proteína e gordura em sua dieta para serem armazenados como tecido adiposo, resultando em excesso de gordura corporal.

O consumo pesado de álcool também pode diminuir a degradação da gordura e aumentar a síntese de ácidos graxos, levando ao acúmulo de triglicérides no fígado. Com o tempo, isso causa uma condição chamada esteatose hepática ou fígado gorduroso. Beber álcool com moderação pode estar associado a um menor risco de ganho de peso. No entanto, o consumo excessivo tem sido associado a um maior risco de ganho de peso em estudos observacionais. Cerveja light e vinho são pobres em carboidratos, enquanto formas puras de bebidas como rum, uísque, gim e vodka são livres de carboidratos. No entanto, é melhor não consumir mais de 1-2 doses por dia, pois a ingestão excessiva pode retardar a queima de gordura e causar ganho de peso.

Referência

Wannamethee, S. G. ET al. Alcohol Intake and 8?Year Weight Gain in Women: A Prospective Study. Obesity, v.12, n.9, September, 2004.

Estadão

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade