1 evento ao vivo

Conheça os benefícios e os cortes da carne suína

10 jan 2019
07h11
  • separator
  • 0
  • comentários

Ela ainda não é a queridinha do público, mas tem potencial para isso. Dentre as tradicionais carnes, a suína tem se destacado na alimentação. Ela é rica em fósforo, potássio, vitaminas B6 e B12, entre outros nutrientes.  E, ao contrário do que muita gente pensa, não possui maior índice de gordura quando comparada às outras. 

 

Estima-se que, no suíno, 70% da gordura fica abaixo da pele (toucinho) e apenas 30% no restante do corpo entre os músculos. Pode ser encontrada em uma camada bem definida. Dessa forma, fica fácil removê-la antes do cozimento.

 

Esqueça aquela imagem de um animal solto em um chiqueiro sujo capaz de transmitir doenças. Atualmente, as granjas suinícolas possuem instalações que atendem padrões de higiene e saúde existentes, com uma grande preocupação com a segurança do alimento. O selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) confirma que a carne está livre de qualquer ameaça à saúde e tem sua qualidade garantida.

 

Uma das grandes vantagens da carne suína é a sua versatilidade no preparo. Ela pode ser consumida de várias maneiras â?? cozida, frita, assada, grelhada â?? e ainda manter suas características nutricionais e sabor.

 

De acordo com especialistas, a carne suína possui 15 cortes aprovados pelo Nacional Heart Foundation, sendo que sete com menos gordura que o peito de frango sem pele. Conheça algumas opções: 

 

Lombo

 

Corte obtido da carne suína, é tido com o mais magro de todos.  Além do baixo teor de gordura, o lombo tem o sabor mais delicado. Deve ser preparado com cuidado, para não ficar ressecado. 

 

Costela

 

Corte mais gorduroso da carne suína - talvez por isso o mais saboroso e fácil de preparar. Os apaixonados por churrasco gostam de fazer a costela assada na grelha, ou ainda no forno, envolta em papel alumínio. 

 

Copa lombo

 

Corte similar à bisteca, tem características nutricionais semelhantes também (teor de gordura, sabor, maciez). Ideal para grelhar ou assar, mas também pode ser cozida em panela de pressão. 

 

Filé mignon suíno

 

Corte nobre da carne suína, extremamente saboroso, macio e pouco gorduroso.  Seu melhor preparo é grelhado, e vai muito bem acompanhado de molho e vinho branco

 

Pernil

 

Um velho conhecido para quem gosta de sanduíches. Dá para prepará-lo assado ou cozido, com um pouco de cebola na panela de pressão, para depois desossá-lo e servi-lo com pão ou outros acompanhamentos.

Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade