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Conheça os alimentos conhecidos como "amigos do coração"

4 jan 2019
10h17
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Junto com o sedentarismo, a alimentação inadequada é responsável por milhares de problemas cardiovasculares detectados ano após ano. Entre os nutrientes que aumentam o risco para as doenças, quando consumidos em quantidades excessivas, estão as gorduras trans e saturada, os açúcares simples e o sal.

Esses nutrientes exercem efeito direto sobre a saúde do coração e também influenciam outros fatores de risco, como a hipertensão, dislipidemia, obesidade e o diabetes. 

 

Por isso, a escolha dos chamados â??alimentos amigos do coraçãoâ? ganha bastante importância na elaboração do cardápio. Estudos já comprovaram que, para beneficiar o coração, alimentos ricos em fibras, gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas são os mais recomendados. Isso acontece porque eles ajudam na redução do colesterol ruim (LDL), um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. 

 

Conheça alguns alimentos benéficos para a saúde do coração:

 

Aveia

Seja em flocos, farelo ou farinha, contém a betaglucana, fibra que ajuda a reduzir o colesterol e também a controlar a glicose (açúcar no sangue). Pode ser colocada no iogurte, na salada de frutas, na sopa ou preparada como mingau.

 

Peixe

 

Sardinha, salmão e atum têm alto teor de �mega 3, gordura que tem sido relacionada com o controle da pressão arterial, triglicérides, colesterol,  glicose e do peso. Outros peixes que também merecem destaque são: truta, linguado e namorado. 

 

Frutas vermelhas

 

Morangos, amoras e framboesas agem no controle da pressão e na dilatação dos vasos sanguíneos. 

 

Chocolate

 

Na versão meio amargo (70% cacau), ajuda a normalizar a pressão sanguínea, além de combater processos inflamatórios e a formação de coágulos. 

 

Brócolis e espinafre

 

Eles contêm grande quantidade de vitaminas, minerais e antioxidantes, auxiliam o bom funcionamento do coração e regulam a pressão sanguínea. Além disso, são ricos em fibras. 

 

Chá verde

 

Uma xícara de chá verde ao dia detém a produção de placas de colesterol nos vasos sanguíneos. Além disso, melhora o metabolismo e ajuda na luta contra o sobrepeso.

Estadão

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