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Conheça a alimentação ideal para determinadas atividades físicas

O corpo de um atleta não é saudável e esbelto só por causa dos exercícios físicos de alta intensidade

24 jul 2019
07h57
atualizado às 12h14
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O corpo de um atleta não é saudável e esbelto só por causa dos exercícios físicos de alta intensidade. Além das atividades regulares, a qualidade da alimentação dos esportistas é fundamental para manter o organismo forte.

Por isso, a nutrição esportiva evolui para preparar dietas e cardápios adequados para cada tipo de modalidade. Mas, assim como nós, os atletas profissionais também precisam de uma alimentação funcional direcionada às suas necessidades.

O importante é identificar prioridades de acordo com a intensidade das atividades, para que o desempenho seja melhor, principalmente com mais ânimo, disposição e energia. Veja algumas atividades e suas respectivas alimentações:

Crossfit

Por ser uma atividade de alto impacto, precisa de alimentos que garantam energia, mas que não sobrecarregue o organismo. Por isso, os alimentos indispensáveis são o carboidrato e proteína ? isso por ter movimentos de explosão (levantamento de muito peso em curto tempo).

São indicados carboidratos como: aipim e a batata doce; frutas e proteínas como: ovos; peixes e frango.

Natação

Por estarmos submersos, na maioria das vezes, o ideal é optar por comidas leves, mas que mantenham o corpo ativo, sem demandar muitas funções para o organismo. A energia durante a natação sempre precisa ser constante, por isso, as melhores fontes alimentares são os carboidratos.

Aposte em alimentos como o aipim, pão integral, batata doce e frutas, além das gorduras boas como abacate, óleo de coco e azeite.

Lutas

Jiu Jitsu, boxe ou karatê: seja qual for o esporte, por exigir explosão e concentração, o praticante também precisa de uma alimentação mais equilibrada. É bom sempre utilizar um carboidrato de baixo Índice glicêmico para sua energia ser sempre constante durante a luta. Esses carboidratos estão presentes na batata doce e aipim.

As proteínas também são importantes desse plano alimentar, para servir de segunda fonte de energia, além de estimular a massa magra. Podemos encontrá-la em ovos, peixes e frango.

Corrida

Embora nessa atividade seja levado em consideração o tempo, a velocidade e a distância percorrida, os alimentos que dão mais disposição devem sempre estar presentes, pois garantem melhor reação metabólica, o gasto de energia e a força muscular para arrancadas e explosões dos músculos das pernas.

Sempre priorize o carboidrato e a gordura como fonte de energia, tais como: frutas como banana, pão integral, aipim, inhame e as gorduras boas como óleo de coco, azeite e abacate.

Esporte e hidratação

Carregue sempre consigo uma garrafinha de água ou isotônicos naturais que ajudem a repor os sais minerais perdidos durante a prática das atividades.

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Estadão
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