PUBLICIDADE

Como se proteger contra gripes e resfriados este ano?

Na temporada de inverno, participar das campanhas de vacinação e manter bons hábitos de saúde é a melhor forma de se prevenir contra doenças

27 mai 2022 08h23
ver comentários
Publicidade

Existe um motivo para as campanhas de vacinação contra a gripe acontecerem nos períodos de outono e inverno: é nessa época do ano em que aumenta a incidência dessa doença. Pensando nisso, conversamos com o Dr. Emersom Mesquita , infectologista e gerente médico de vacinas da GSK, para entender como podemos cuidar da saúde e evitar gripes e resfriados nessa época do ano. 

Foto: Andrea Piacquadio / Pexels/Divulgação / Boa Forma

POR QUE FICAMOS MAIS GRIPADOS E RESFRIADOS NO INVERNO?

"Com a queda da temperatura, as pessoas se aglomeram mais em ambientes fechados e isso facilita a transmissão de doenças infecciosas", explica o infectologista. 

Você se lembra como, exatamente, acontece essa transmissão? Assim como para o coronavírus, a transmissão do vírus Influenza, causador da gripe, acontece por meio de gotículas expelidas quando a pessoa infectada fala, tosse ou espirra. Além disso, também é possível contrai-lo pelo contato com superfícies contaminadas com o vírus. 

Voltando ao primeiro parágrafo deste texto, é aí que entra a importância da vacinação. Ela é a principal forma de prevenção contra a gripe e suas complicações - por isso, se possível, não esqueça de ir até o posto de saúde mais próximo ou à clínica particular do seu bairro para tomar a sua dose anual! 

POR QUE TOMAR A VACINA CONTRA A GRIPE? 

Assim como descobrimos com o coronavírus recentemente, o vírus Influenza, causador da gripe, sofre pequenas alterações durante o processo de multiplicação. "Na prática, essas modificações são uma forma de escapar à resposta imunológica gerada com a vacinação. Por este motivo, a Organização Mundial da Saúde emite todos os anos recomendações para a composição das vacinas contra a gripe", diz o Dr. Emersom. 

O objetivo é atualizar a composição dos imunizantes para acompanhar as modificações do vírus. Por isso, a vacinação precisa ser renovada anualmente, o que também colabora para que o organismo construa uma concentração de anticorpos ideal para manter o corpo protegido.  

Ah, e fica o aviso: se você tomou a vacina anti-gripal no final de 2021 precisa tomá-la novamente em 2022 - afinal, os imunizantes já passaram por essa atualização e oferecem uma nova formulação. Fora isso, a gripe pode acometer qualquer pessoa o ano inteiro, mas ela funciona, principalmente, como uma doença sazonal, com casos concentrados, em sua maioria, no inverno. 

"Por isso, recomendamos idealmente a vacinação antes do início deste período, permitindo tempo ao organismo para montar uma resposta robusta de anticorpos contra a doença", explica. 

OUTRAS FORMAS DE PREVENÇÃO CONTRA GRIPES E RESFRIADOS

Mas não para por aí, podemos ainda fazer uso de outras medidas para nos protegermos contra essas infecções virais: "Além da vacinação, outras formas de prevenção incluem ter bons hábitos de saúde, evitar ambientes fechados e aglomerações, e cobrir a boca ao tossir ou espirrar", continua o  profissional. 

Em resumo, veja como você pode adaptar os seus hábitos de vida e de saúde para evitar gripes e resfriados: 

  • Mantenha uma alimentação equilibrada
  • Continue com uma rotina de exercícios físicos
  • Lave as mãos sempre que possível
  • Evite tocar olhos, boca e nariz sem antes fazer a higienização adequada das mãos
  • Sempre que possível, abra janelas e portas para arejar o ambiente
  • Na dúvida, use a máscara de proteção
Boa Forma
Publicidade
Publicidade