PUBLICIDADE

Como não cair no 'efeito sanfona'?

Programas de emagrecimento muito radicais são impossíveis de manter por muito tempo e favorecem o retorno aos antigos hábitos

7 jan 2021 - 15h44
Compartilhar
Exibir comentários

O "efeito sanfona" costuma ser decorrente da perda de peso decorrente de uma dieta restritiva ou de um programa de treino muito intenso. Essas estratégias, embora deem resultado em um primeiro momento, não são sustentáveis por muito tempo. E, uma vez, abandonadas, a tendência é que o peso retorne ao que era antes ou até aumente. 

"Por que o 'efeito sanfona' acontece? Provavelmente, porque você fez uma mudança muito grande em relação à atividade física ou à alimentação (ou os dois), e não conseguiu manter", afirma Marcio Atalla. 

"Efeito sanfona": estratégias radicais têm vida curta

Voltando aos antigos hábitos, o retorno dos quilos perdidos é quase certo. 

"Não existe nenhum programa de emagrecimento que os resultados continuarão a se manter após seu término. Se você não quer cair no 'efeito sanfona' as suas mudanças devem ser possíveis de ser mantidas por um longo período, sendo realmente incorporadas ao seu estilo de vida", explica Atalla. 

Por isso, cuidado ao adotar estratégias muito radicais, seja cortando as calorias ou toda uma classe de alimentos, como os carboidratos. Programas de exercícios muito intensos, nos quais você tenta tirar todo atraso de uma só vez também podem ser perigosos à saúde, devido ao risco de lesões.

O hábito é o segredo para obter resultados. Sempre dê preferência às mudanças que são possíveis, por menores que elas pareçam de início. 

"O problema é a pessoa achar que dá para tudo de uma vez. Nosso corpo é 'habituado' aos comportamentos que temos e, se eles existem, é porque tem uma recompensa no final. Por essa razão, é tão difícil manter as mudanças radicais. Vá devagar e seu corpo vai se condicionando aos poucos, após algum tempo você fará coisas que não imaginava", diz. 

Foto: Marcio Atalla
Como não cair no 'efeito sanfona'?:
Marcio Atalla Marcio Atalla
Compartilhar
Publicidade
Publicidade