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Como manter a saúde mental diante do tal ‘novo normal’

Psicóloga e PhD em Saúde Mental lista uma série de práticas para encarar o dia a dia.

21 jun 2022 - 03h00
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Foto: Adobe Stock

Segundo a  Pesquisa Vigitel 2021, conduzida pelo Ministério da Saúde, o Brasil mantém uma prevalência dos índices de depressão acima da média mundial. Com a chegada da pandemia e as significativas mudanças na rotina de trabalho das pessoas, a doença se intensificou. 

De acordo com a Previdência Social, em 2021 mais de 75 mil brasileiros sofreram afastamento do trabalho por conta de quadros de depressão. Esse número se refere àquelas pessoas que receberam benefícios previdenciários, ou seja, cujo tempo afastado foi longo. A depressão representa 37,8% das licenças médicas por transtorno mental no Brasil, o que faz dela o transtorno que mais afasta trabalhadores no país, ao lado da ansiedade. 

O transtorno é, atualmente, a terceira maior causa de afastamentos do trabalho. Isso ligou o sinal de alerta dentro das organizações e a tecnologia virou um aliado fundamental para a identificação e tratamento da enfermidade.

Para dra. Karina Lima, da Ivi, app que atua na prevenção de transtornos mentais dentro das empresas, a depressão é uma doença multifatorial que afeta negativamente a maneira como as pessoas se sentem, pensam e se comportam, mas que, felizmente, pode ser tratada de forma eficaz. 

"A depressão pode ter relação com eventos específicos ao longo da vida, predisposição genética, alterações neuroquímicas, desequilíbrios hormonais e fatores psicossociais. Entre os principais sintomas estão a sensação persistente de tristeza ou perda de prazer, que pode ser acompanhada de alterações no sono, cansaço excessivo, dificuldades de concentração, sentimentos de culpa, entre outros. Por isso, é necessário utilizarmos estratégias baseadas em evidências para  prevenir, identificar e tratar a doença com efetividade. E o uso da tecnologia se torna um grande aliado", afirma ela.

No entanto, uma boa saúde mental começa com a prática de algumas ações simples. Dra Karina separou 5 valiosas dicas. 

1. Faça algo por você

De maneira intencional, adicione atividades prazerosas à sua rotina. Atividades simples como ouvir música no caminho do trabalho, fazer uma caminhada em um local agradável ou tomar um banho relaxante contam. 

“Ter um momento de autocuidado, como aquela pequena pausa para respirar ou o simples fato de ler um livro, são pequenos detalhes que fazem a diferença. Se ouvir é muito importante”, diz ela.

2. Pegue leve com você

Ninguém é 100% a todo momento, praticar a autocompaixão é necessário para que as coisas não sejam tão duras. Às vezes olhamos com amor para as outras pessoas e esquecemos da gente. Tente encarar seus erros como oportunidades de aprendizagem. 

“Pensar no conselho que você daria a uma pessoa querida que estivesse passando pela mesma situação pode ser uma ótima estratégia para ganhar perspectiva em momentos difíceis.”

3. Cuide da sua saúde

Manter uma alimentação equilibrada, ter uma boa rotina de sono, movimentar-se e ter tempo de descanso reservado na nossa rotina são os pilares que sustentam a nossa saúde física e mental. Quando estamos descansados, fica muito mais fácil manter a calma, o foco e desempenhar bem nossas diversas responsabilidades.    

4. Tenha uma rede de apoio

Contar com pessoas que nos façam bem é uma importante fonte de apoio para passarmos pelas situações da vida. Ligue, mande mensagem ou separe um tempo para socializar com pessoas queridas. 

“Conversar com quem te faz bem contribui não apenas para ganhar novas perspectivas e aliviar a tensão, mas também para nos proporcionar momentos de alegria e diversão”, aconselha.

5. Busque ajuda sempre que precisar

Possíveis fontes de ajuda incluem nossas relações de amizade, familiares, pessoas queridas, além de profissionais de saúde, como psicólogos e médicos. A Ivi, assistente virtual interativa, pode ser uma boa fonte de apoio para auxiliar a lidar com as mais diversas situações da vida. 

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