PUBLICIDADE

Como bebidas ricas em frutose afetam o risco de diabetes tipo 2

7 dez 2018 - 07h11
Compartilhar
Exibir comentários

Uma nova revisão de estudos existentes publicados no The BMJ descobriu que bebidas açucaradas que contêm frutose aumentam o risco de diabetes tipo 2 mais do que outros alimentos contendo frutose. Embora algumas pesquisas tenham sugerido que a frutose possa ser uma boa alternativa ao açúcar, especialmente para pessoas que já vivem com diabetes, estudos mais recentes apontam que ela pode ser particularmente prejudicial à saúde metabólica, e mais ainda do que outros açúcares. Ela é um ingrediente natural em vários alimentos, como frutas, sucos de frutas naturais, mel e até mesmo alguns vegetais. No entanto, alguns fabricantes de alimentos adicionam artificialmente o composto a refrigerantes, sobremesas, cereais e outros alimentos cozidos.

No geral, a revisão constatou que a maioria dos alimentos açucarados que contêm frutose não prejudica os níveis de açúcar no sangue quando eles não adicionam calorias em excesso. Alguns dos estudos, no entanto, encontraram um efeito prejudicial nos níveis de insulina em jejum. Na verdade, frutas e sucos de frutas, que são ricos em frutose, podem até mesmo beneficiar os níveis de açúcar no sangue e insulina daqueles com diabetes, quando esses alimentos não adicionam calorias em excesso. Os pesquisadores acreditam que o maior teor de fibra na fruta, por exemplo, pode explicar parcialmente essa diferença, porque eles diminuem a liberação de glicose. Além disso, a frutose tem um índice glicêmico mais baixo do que outros carboidratos.

Referência

Choo, V. L. ET al. Food sources of fructose-containing sugars and glycaemic control: systematic review and meta-analysis of controlled intervention studies, BMJ  2018; 363.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade