PUBLICIDADE

Como as bactérias intestinais ajudam contra hipertensão

13 nov 2018 - 07h11
Compartilhar
Exibir comentários

Cientistas já comprovaram que uma dieta rica em sal pode levar à doença cardiovascular, pois conforme o sódio se acumula na corrente sanguínea, o corpo retém mais fluidos para diluí-lo e, o coração e os vasos sanguíneos precisam trabalhar mais para bombear o volume extra de água. Isso pode enrijecer os vasos sanguíneos, potencialmente levando a hipertensão, infarto e derrame.

Bactérias intestinais podem ajudar a proteger contra os efeitos de uma dieta rica em sal, de acordo com um estudo recente. Ele mostrou que tanto em ratos como em humanos, essa dieta encolhe a população de certos tipos de bactérias benéficas. Como resultado, células imunes pró-inflamatórias chamadas de Th-17 aumentam em número. Essas células estão associadas com hipertensão. Os pesquisadores mostraram também que o tratamento com probióticos pode reverter esses efeitos, mas eles alertam que as pessoas não devem interpretar isso como uma licença para comer o quanto sal queiram contanto que tomem um probiótico.

Referência

Wilck, N, ET al. Salt-responsive gut commensal modulates TH17 axis and disease.  Nature , 2017; DOI:  10.1038/nature24628

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade