1 evento ao vivo

Colesterol mais alto quando jovem pode levar à problemas de saúde quando idoso

11 set 2018
07h11
  • separator
  • comentários

Está estabelecido há muito tempo que altos níveis de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL-C) - popularmente conhecido como colesterol "ruim" - podem levar a sérios problemas cardiovasculares em indivíduos mais velhos. Mas um novo estudo sugere que os jovens com níveis elevados de LDL-C, mesmo que sejam saudáveis, devem prestar atenção. Isso é porque o que pode parecer um pequeno problema de saúde quando você é jovem pode levar a grandes problemas mais tarde na vida. A progressão de saúde de mais de 36.000 participantes, com idade média de 42 anos, foi examinada ao longo de um período de 27 anos. Participantes que foram considerados de baixo risco para problemas cardiovasculares, mas tinham níveis elevados de LDL-C tiveram uma chance de 30 a 40% maior de morrer prematuramente devido a problemas de saúde do coração. Quando se trata de reduzir os fatores de risco para doenças cardíacas, tudo se resume ao mesmo velho conselho: exercite-se e coma direito.

De fato, os efeitos da intervenção na dieta podem produzir resultados dramáticos quando se trata de reduzir os níveis de LDL-C. Muitas pessoas subestimam o poder da dieta na redução do colesterol. Como exemplo, aumentando a proteína de soja, diminuindo a gordura saturada, aumentando o exercício e perdendo apenas alguns quilos, é possível obter uma redução significativa do colesterol - 40 a 50%, acredite ou não, apenas com estilo de vida sozinho.

Referência

Abdullah, S. M. ET al. Long-Term Association of Low-Density Lipoprotein Cholesterol With Cardiovascular Mortality in Individuals at Low 10-Year Risk of Atherosclerotic Cardiovascular Disease: Results From the Cooper Center Longitudinal Study. Circulation. 2018;0:CIRCULATIONAHA.118.034273.

Estadão Conteúdo

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade