PUBLICIDADE

Café pré-treino funciona?

A bebida ajuda a despertar e dá energia extra para realizar as atividades, mas ela não irá magicamente resolver a falta de ânimo para os exercícios e seu uso contínuo não é recomendado

5 jan 2021 - 15h43
Compartilhar
Exibir comentários

Para muitas pessoas, o dia só começa após a primeira xícara de café. O cafézinho nosso de cada dia também é companheiro inseparável da jornada de trabalho e de noites mal dormidas de estudo. Agora, alguns praticantes de atividade física resolveram adicionar a bebida à sua alimentação pré-treino, com o objetivo de ter energia extra para os exercícios. Saiba o que dizem os especialistas. 

"A cafeína, consumida de 20 a 30 minutos antes do treino, irá agir no sistema nervoso central. A pessoa fica mais alerta, mais ativa. Isso pode, sim, fazer com que se tenha um treino mais eficiente", diz Márcio Atalla. 

Cafeína pré-treino: consuma com moderação

"Estudos mostram que o uso de cafeína no pré-treino faz com que você 'oxide', isto é, gaste um pouquinho mais de gordura como fonte de energia durante a atividade física", afirma Atalla. 

"Qual é o porém dessa história? No nosso corpo, a cafeína é dose-dependente. Isso significa que, com o tempo, doses precisarão ser cada vez maiores para obter o resultado inicial. Se, por exemplo, tomo uma xícara de café e vou jogar vôlei, logo precisarei de duas para ter o mesmo estímulo", explica Atalla.

Dessa forma, o café tomado para dar um gás nos exercícios pode trazer prejuízos para outras funções do organismo, principalmente para o sono. 

Café de mais, sono de menos

A modulação do sono passa pela adenosina, substância acumulada pelo cérebro durante o período de vigília. A cafeína age mascarando a percepção da adenosina, gerando maior dificuldade para dormir e fazendo com que o sono seja menos reparador, diz Atalla.

'Minha dica é: deixe o café para aqueles dias que você está menos disposto ou nos quais o treino será mais intenso. Nesse caso, o uso pontual traz benefícios mais interessantes do que o contínuo', orienta o educador físico. 

Bulletproof coffee é tudo isso mesmo?

O chamado "café à prova de balas", uma mistura de café, óleo de coco e manteiga ghee, também está em alta entre os praticantes de atividade física. Mas essa mistura realmente cumpre o que promete?

"Isso nada mais é do que a cafeína somada a uma fonte de gordura - que dará sensação de saciedade - e um triglicerídeo de cadeia média - que irá fornecer energia. Por isso, algumas pessoas sugerem que o café da manhã seja substituído por essa combinação. Particularmente, não gosto dessa troca. Acho que não vale a pena. Não há fibras e o aporte de vitaminas e minerais é, no mínimo, pobre", finaliza Atalla.

Foto: Marcio Atalla
Café pré-treino funciona?:
Marcio Atalla Marcio Atalla
Compartilhar
Publicidade
Publicidade