PUBLICIDADE

Yoga para iniciantes: conheça os principais tipos da atividade

Prática milenar é excelente opção para relaxar o corpo e a mente sem sair de casa

1 out 2021 10h50
| atualizado às 11h50
ver comentários
Publicidade
Yoga para iniciantes
Yoga para iniciantes
Foto: Shutterstock / Sport Life

Yoga para iniciantes pode ser uma boa atividade física, com benefícios para o corpo e a mente. A prática é milenar e envolve uma série de técnicas de relaxamento, alongamento e controle corporal. Conhecer mais sobre a modalidade pode potencializar a qualidade de vida em inúmeros aspectos. E, além disso, não é necessária uma estrutura muito sofisticada para a boa realização do yoga, o que também faz dele uma alternativa para se exercitar em casa.

"O yoga é um relevante mecanismo de combate à ansiedade. A pessoa ansiosa, em geral, respira de forma muito rápida e curta (hiperventilação). Essa forma de respiração é uma das maiores responsáveis pelo surgimento de sintomas físicos", completa a professora Bianca Lobster.

No entanto, o universo do yoga pode ser um pouco confuso para os iniciantes. Para entender melhor a excelência da prática, separamos os principais tipos da modalidade, para que você consiga escolher aquele que é mais a sua cara. Confira:

Hatha Yoga

Talvez o tipo mais clássico de yoga. Carrega a fama e o poder de fortalecer a mente e o corpo, proporcionando também uma melhora do condicionamento físico. É ideal para iniciantes que ainda não tiveram contato com a atividade, pois as posturas são mais simples e garantem um bom aprendizado.

Ashtanga Yoga

Indicado para quem procura uma atividade intensa e desafiadora, o Ashtanga envolve o desenvolvimento gradual de posturas fixas. Depende muito do desempenho e da evolução de quem o realiza e, por isso, não tem um tempo previamente determinado para cada série.

Power Yoga

Ideal para as pessoas mais animadas, que procuram uma atividade agitada e dinâmica. A realização desse tipo de yoga pode ser feita ao som de músicas. Além de envolver acessórios, como pesos e cordas, para intensificar as posturas. Uma boa opção para quem busca fortalecimento e flexibilidade.

Vinyasa Yoga

Um dos tipos mais contemporâneos de yoga. Mescla um pouco de dança em suas posturas, que exigem uma sequência de movimentos semelhantes aos de uma coreografia. É uma modalidade muito plástica, excelente para aliviar o estresse e proporcionar mais tranquilidade e bem-estar.

Kundalini Yoga

A pura calmaria. Os princípios do Kundalini envolvem a reflexão e a respiração em suas posturas. Importante para conectar os praticantes com sua própria essência, já que esse tipo de yoga acredita no equilíbrio que os chakras podem proporcionar ao corpo.

Yoga dance

O tipo de yoga que utiliza a energia musical para estimular os chakras e os cinco elementos - água, ar, fogo e terra - ao mesmo tempo. Costuma ser eficiente para desenvolver todas as partes do corpo e aposta em diferentes melodias para atingir aspectos mentais, como gratidão, reflexão, criatividade e estabilidade.

Iyengar Yoga

Talvez esse seja o tipo mais intimista de yoga. O Iyengar foca no alinhamento pessoal de cada movimento, para que as posturas fiquem cada vez mais ajustadas. É indicado para as pessoas que buscam aprimoramento do yoga e mais autoconhecimento.

Fonte: João Bidu

Sport Life
Publicidade
Publicidade