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Veja os melhores alimentos para acabar com o ataque de fome

De vez em quando, bate um ataque de fome e você sai comendo tudo que vê pela frente, né? Mesmo assim, é possível escolher bem o que comer

13 jan 2021
09h05
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Veja os melhores alimentos para acabar com ataques de fome
Veja os melhores alimentos para acabar com ataques de fome
Foto: Pixabay / Sport Life

É normal sofrer com algum ataque de fome. No entanto, até mesmo nessa hora é possível selecionar bem o que é preciso ingerir.

Pois, o processo fome-saciedade é influenciado pelo nível de glicose no sangue, pelos impulsos do intestino e pelas substâncias mensageiras. Para manter a linha e/ou perder peso, deve-se escolher uma alimentação pobre em calorias, mas equilibrada, para que você não fique com fome logo.

O ideal é encher o estômago com alimentos ricos em fibra (produtos integrais, legumes, fruta e verduras) e comidas que enchem o prato, mas são pouco calóricas, como sopas com pouca gordura e saladas, que enviam rapidamente o sinal de saciedade desde o estômago até ao cérebro.

Para evitar o ataque de fome, recomenda-se combinar os alimentos saciantes da tabela abaixo com a albumina, uma substância saciante e que é encontrada em alimentos como o peixe, requeijão ou iogurte.

A Universidade de Sydney (Austrália) analisou em que medida os alimentos saciavam. Os estudantes comeram refeições diferentes numa quantidade que equivalia a 240 calorias. Depois, eles tiveram de dizer em que momento voltavam a sentir fome. Para fixar o índice, tomou-se como base 100 g de pão branco (equivale a 240 cal; índice = 100). O índice desenvolvido - que não deve ser confundido com o índice glicêmico - descreve a sensação de saciedade subjetiva.

Na tabela abaixo, você confere os alimentos que deve ingerir a partir de agora para não ter um ataque de fome após comer.

Batatas                                       323
Peixe pouco gordo 225
Papas de aveia 209
Laranjas 202
Maçãs 197
Massa integral 188
Feijão 168
Uvas 162
Pão integral 157
Ovos 150
Queijo 146
Arroz 138
Lentilhas 133
Arroz Integral 132
Bolachas salgadas 127
Massa 119
Bananas 118
Cereais corn flakes 118
Batatas fritas 116
Pão branco 100
Iogurte 88
Amendoim 84
Donuts 68

Como pode se ver na tabela, 359 g de batatas (240 calorias) saciam 3,23 vezes mais tempo que 100 g de pão branco, que também contêm 250 calorias. Portanto, para acabar com o ataque de fome, deixe o pão de lado e comece a cozer batatas com pele, para que o estômago não te peça mais comida e você possa manter o peso e/ou perder os quilos a mais.

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