PUBLICIDADE

Treino rápido: emagreça em casa com apenas 20 minutos diários

Estudo revela que 67% dos brasileiros preferem atividades físicas práticas e que consomem poucos minutos

13 dez 2021 15h30
ver comentários
Publicidade
Treino rápido
Treino rápido
Foto: Shutterstock / Sport Life

O treino rápido, divertido e que visa emagrecimento e saúde mental é o desejo da maioria dos brasileiros quando o assunto é atividade física. Foi o que revelou a pesquisa nacional da plataforma de treinos online Queima Diária, que ouviu 2,3 mil pessoas em todo o país. O levantamento foi realizado pela consultoria Bistrô em parceria com o instituto Hibou.

O que diz o estudo

De acordo com os dados, 67% dos entrevistados preferem atividades físicas com baixo tempo de duração e que podem ser realizadas a qualquer momento. Outro dado interessante é que 81% dos brasileiros não enxergam a vida fitness como uma prioridade. Enquanto isso, 43% das pessoas ouvidas disseram que preferem treinos leves, prazerosos e sem o peso da obrigação.

O estudo também indicou que, para 65% dos entrevistados, os resultados ligados ao emagrecimento e à melhora da aparência física são os principais motivos para realizar atividades físicas. No entanto, 51% das pessoas ouvidas também ressaltaram os benefícios que a vida fitness pode proporcionar para a saúde mental. Para elas, o principal motivo para praticar exercícios é buscar uma conexão consigo. Os que se classificaram totalmente sedentários representam 36% dos entrevistados.

"Há quase dois anos vivendo em ambientes restritos, muitas pessoas diminuíram o ritmo dos exercícios ou, simplesmente, deixaram de vez a prática de atividade física. Como consequência, a perda de resistência física acarreta problemas circulares, respiratórios e ortopédicos, como dores nas articulações e costas, por exemplo. Uma vez que atividade física, mesmo em práticas leves, ajuda a fortalecer e acelerar a frequência cardíaca e o metabolismo, contribuindo para a saúde de maneira geral", explica o educador físico Caio Franco, treinador do programa Circuito em Casa, treino da Queima Diária voltado para o aumento do condicionamento físico.

Exemplo de treino rápido para emagrecer

Como vimos, é possível dizer então que a preferência nacional é dada por treinos rápidos, leves, divertidos, práticos e que ajudam a melhorar a aparência física e a saúde mental. Apesar serem inúmeros fatores, a boa notícia é que existem várias atividades físicas que atendem todos esses requisitos.

O principal é saber escolher aquilo que lhe agrada e mantar o foco. Para auxiliar nessa busca, a treinadora Lana Pessoa nos indicou um bom exemplo de treino rápido para emagrecer e que pode ser realizado em casa, sem a necessidade de nenhum equipamento. Basta ter 20 minutos disponíveis e um pouquinho de disposição. Confira:

  1. Trote 5 minutos, em intensidade bem leve;
  2. Faça 25 metros de skipping para frente (corrida elevando os joelhos);
  3. Em seguida, realiza 25 metros para trás (levando os pés em direção ao glúteo);
  4. Corra mais 5 minutos, aumentando a intensidade progressivamente, até que fique muito difícil manter o ritmo, ou seja, quando você estiver muito próximo de seu limite máximo;
  5. Mantenha essa intensidade por outros 5 minutos ou ainda tente aumentar um pouquinho;
  6. Volte progressivamente ao ritmo normal de rodagem, durante 5 minutos.

"Algumas dicas que ajudam a motivar na hora de treinar é organizar os horários dedicados ao momento e estabelecer limites factíveis. Não adianta começar uma atividade regular com exercícios que demandam muito tempo e intensidade alta. Escolher uma playlist que anime a prática também é interessante", finaliza Caio.

Sport Life
Publicidade
Publicidade