Treinar músculos secundários reduz o risco de lesões

Os músculos secundários são fundamentais para manter o equilíbrio entre as diferentes regiões e para reduzir o risco de lesões

23 mar 2021
0comentários
Publicidade
Treinar músculos secundários reduz o risco de lesões
Treinar músculos secundários reduz o risco de lesões
Foto: Getty Images / Sport Life

Os músculos secundários servem como apoio e dão suporte para os maiores. Eles se fazem presente em movimentos comuns do dia a dia e são acionados quando fazemos alguns dos exercícios mais conhecidos das salas de musculação, apesar de não serem tanto falados.

Portanto, fortalecer essa musculatura ajudará, e muito no cotidiano, além de apenas executar determinados exercícios na academia. É importante ressaltar a importância de trabalhar o organismo de uma forma global, gerando equilíbrio entre as diferentes regiões. Isso fará com que o risco de lesões, principalmente por aqueles que também se dedicam a outros esportes, seja reduzida drasticamente. Confira os principais:

Peitoral - Músculo secundário: tríceps braquial

Eles melhoram a estética e acabam com a flacidez na região. Mulheres acumulam mais gordura no tríceps, também conhecido como "músculo do tchau".

Costas - Músculo secundário: bíceps braquial

Tem diversas funções, sendo as mais importantes a de ajudar a flexionar o cotovelo e girar o antebraço. Além disso, o bíceps é um dos músculos mais conhecidos do corpo e popular entre homens e fisiculturistas, já que aumenta consideravelmente de tamanho com o treinamento de pesos. Exercitá-lo ajuda a evitar lesões e resulta em um corpo mais harmonioso.

Quadríceps - Músculo secundário: glúteo máximo

Pessoas com dor na lombar geralmente têm o glúteo pouco fortalecido. Ajuda a segurar a postura e tira a sobrecarga da lombar e joelhos.

Posterior da coxa - Músculo secundário: panturrilha (sóleo)

Músculo muito acionado em alguns esportes, como a caminhada e a corrida. Fortalecê-lo ajuda a evitar lesões. A panturrilha também auxilia a bombear o sangue de volta ao coração.

Posterior da coxa - Músculo secundário: panturrilha (gastrocnêmio)

Músculo mais superficial da panturrilha e participa, por exemplo, da flexão dos joelhos. É um dos grandes desafios de quem faz musculação, já que ele é difícil de ser fortalecido.

Costas e bíceps - Músculo secundário: antebraço (braquiorradial)

Ajuda a ganhar a resistência necessária para que não haja uma fadiga nessa musculatura, atrapalhando o trabalho de outros  grupos  musculares.

Sport Life
Publicidade
Publicidade