PUBLICIDADE

Tóquio 2020: Rebeca Andrade da ginástica e Mayra Aguiar do judô garantem 2 medalhas históricas para o Brasil

Após várias dificuldades e lesões, as atletas brasileiras marcaram a história do esporte feminino nos Jogos de Tóquio

29 jul 2021 17h01
ver comentários
Publicidade
WhatsApp Image 2021 07 29 at 15.23.08 (2)
WhatsApp Image 2021 07 29 at 15.23.08 (2)
Foto: Time Brasil / Sport Life

A manhã de quinta-feira, 29, em Tóquio, tinha tudo para ficar marcada na história. O dia 5 da Olimpíada consagrou duas conquistas importantes para o Time Brasil: a medalha de prata para Rebeca Andrade na ginástica artística e o bronze para Mayra Aguiar no judô. 

A vitória de Rebeca na categoria de individual geral da ginástica veio após algumas lesões que sofreu em meados de 2019 e da desistência de Simone Biles. A norte-americana alegou ter desistido da final para cuidar de sua saúde mental. Com isso, a ginasta brasileira tornou-se uma das favoritas para o pódio. Ao som de baile de favela, Rebeca teve sua apresentação bastante aplaudida pelos técnicos e competidores do ginásio olímpico. 

Com a pontuação total de de 57.298: 15.300 no salto; 14.666 nas barras assimétricas; 13.666 na trave; e 13.666 no solo, Rebeca Andrade consagrou-se a primeira mulher a garantir medalha na ginástica olímpica brasileira. O ouro e o bronze ficaram com a norte-americana Sunisa Lee e com a russa Angelina Melinkova, respectivamente. 

No judô, Mayra repetiu a tradição e conquistou a terceira medalha em Jogos Olímpicos, tornando-se, assim, a primeira atleta brasileira a conquistar tantas medalhas em esportes individuais. 

Bronze nas Olimpíadas de Londres (2012) e do Rio de Janeiro (2016) a judoca de 29 anos, mostrou que é possível vencer mesmo nas dificuldades. Mayra sofreu uma lesão no ligamento do joelho esquerdo e precisou parar os treinos por um tempo, mas isso não foi motivo para perder o foco. A atleta venceu a sul-coreana Hyunji Yoon e conquistou o bronze na categoria até 78 kg.

As atletas mostraram que além de garra, foco e disciplina, possuem a força da mulher brasileira para levar o esporte feminino nas alturas nessas olimpíadas. Por isso, veja como está o quadro de medalhas do Time Brasil até o fim do dia 5 dos Jogos.

 Confira os medalhistas brasileiros:

• Ouro

Italo Ferreira- Surfe

• Prata

Rayssa Leal - Skate street

Kelvin Hoefler- Skate street

Rebeca Andrade - Ginástica Artística individual geral

• Bronze

Daniel Cargnin - Judô - categoria até 66 kg

Fernando Scheffer - Natação - 200m livre

Mayra Aguiar- Judô - categoria até 78 kg

(Fonte: Globo Esporte e CNN Brasil)

Sport Life
Publicidade
Publicidade