2 eventos ao vivo

Hipertrofia e hiperplasia: afinal, qual é a diferença?

Entenda quais são as principais diferenças entre hipertrofia e hiperplasia e confira dicas de especialista para estimular ambos os processos

25 jan 2019
10h16
  • separator
  • comentários

A maioria das pessoas que faz musculação com o objetivo de aumentar a massa muscular desconhece o processo de desenvolvimento e adaptação da musculatura. Por isso, pedimos ajuda ao educador físico Rafael Reis para explicar um pouco mais sobre hipertrofia e hiperplasia, além de outras questões. Veja:

Hipertrofia e hiperplasia: afinal, qual é a diferença?
Hipertrofia e hiperplasia: afinal, qual é a diferença?
Foto: Freepik / Sport Life

Tudo sobre hipertrofia e hiperplasia:

O QUE É HIPERTROFIA?

Hipertrofia é o processo de desenvolvimento muscular ocasionado por um estímulo tensional, definida como aumento da área de um músculo. O principal mecanismo de hipertrofia é a multiplicação das fibras proteicas, que ocorre como adaptação à sobrecarga tensional nos músculos em atividade.

E A HIPERPLASIA, O QUE É?

Hiperplasia é o processo de aumento no número de células musculares em relação ao original. A sobrecarga de treinamento imposta ao músculo estimula o surgimento de novas células, que são fibras musculares.

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE HIPERTROFIA E HIPERPLASIA?

A hipertrofia e a hiperplasia são processos metabólicos que acontecem simultaneamente em nosso organismo. Sendo assim, a hipertrofia pode ser definida como aumento do volume da fibra muscular, enquanto a hiperplasia se resume ao aumento na quantidade de fibras musculares.

Foto: Freepik / Sport Life

O QUE UMA PESSOA PRECISA FAZER PARA ESTIMULAR OS DOIS PROCESSOS?

O indivíduo que busca hipertrofia e hiperplasia deve realizar treinamento resistido, que tem como objetivo gerar adaptações corporais que resultam no aumento da massa muscular, tornando o corpo mais forte.

QUAIS OS EFEITOS?

Ambos os processos estão diretamente relacionados a uma boa alimentação. Então, além de gerar estímulos tensionais para se obter o aumento da massa muscular, é preciso ter uma alimentação adequada ao seu objetivo. Por isso, ter um acompanhamento nutricional especializado é fundamental.

QUAIS OS CUIDADOS PARA QUEM BUSCA HIPERTROFIA E HIPERPLASIA?

Precisamos ter um estímulo muscular coerente com o nosso condicionamento físico, ou seja, sempre lembrar que o objetivo dos treinamentos é estimular o músculo sem danificá-lo. Um estímulo inadequado pode desencadear um déficit no processo de recuperação, podendo levar ao chamado Overtraining (excesso de treinamento). Para que isso não aconteça, procure sempre a orientação de um profissional de educação física.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas? Se tiver mais alguma pergunta, mande para nós através das redes sociais!

Fonte: educador físico Rafael Reis, professor da Academia Competition

Sport Life

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade