3 eventos ao vivo

Descubra os 5 degraus para ter um emagrecimento saudável

Especialista revela cinco atitudes que você deve tomar para andar na linha

5 fev 2019
11h31
  • separator
  • comentários

Emagrecer exige muita força de vontade, disciplina e mudança de hábitos. Mas não é só isso. O psicólogo Diogo Montal sugere que para um processo de emagrecimento saudável e efetivo é necessário mudar também a forma de pensar em relação a alimentação e treinos. Veja, abaixo, cinco degraus importantes que devem ser considerados antes de iniciar o processo de emagrecimento saudável.

Descubra os 5 degraus para ter um emagrecimento saudável
Descubra os 5 degraus para ter um emagrecimento saudável
Foto: Freepik / Sport Life

Confira 5 dicas para um emagrecimento saudável:

1. ESTABELEÇA UMA META

O psicólogo Diogo Montal diz que é importante determinar uma meta objetiva e clara, que vai tirá-lo de sua zona de conforto. Sem uma meta ficamos à deriva do acaso sabotador e caímos no autoengano do "conforto atual". A meta geral é emagrecer. Mas se uma pessoa precisa eliminar 100 kg é preciso pensar no tempo que isso levará. Subdivida sua meta em semanas, dias e até turnos para ficar mais fácil. Estabelecer um vetor concreto e realizável é sair do marasmo.

2. DEFINA UM PENSAMENTO ESTRATÉGICO

É necessário definir um pensamento único para que o objetivo seja atingido. O psicólogo sugere ainda que o paciente escreva uma estratégia de pensamento afirmativa e a leia todos os dias. Por exemplo, uma pessoa que fala "Eu vou alcançar êxito", "Eu vou me priorizar", "Eu vou vestir roupas de quando tinha um peso magro" ou "Eu vou emagrecer".

Pense em frases positivas para eliminar gatilhos mentais negativos. Esqueça o condicional como: "Se eu reduzir o peso terei autoestima" ou "Farei a dieta, mas e se acontecer uma festa esse final de semana?". São processos mentais que automaticamente bloqueiam nossa atitude. Vamos tentar dar férias para eles.

3. TENHA UM MOTIVO PESSOAL

É preciso se conhecer para realizar esta terceira etapa. Para estabelecer um motivo pessoal para o emagrecimento, deve-se fazer a seguinte pergunta: por que quero alcançar essa meta? A resposta pode ser corriqueira, como melhorar seu estado de saúde, autoestima, bem-estar, uma realização pessoal ou mais íntima, como retomar a sua identidade, que se perdeu em meio ao excesso de peso, fazendo com que o paciente não se reconheça mais ao olhar no espelho.

4. REFLITA SOBRE SUA CAUSA PRIMORDIAL

Para alguns ela está na consciência, para outros, ainda no inconsciente. O psicólogo explica que esta etapa se trata de encontrar o que o move, o que faz você executar suas tarefas diárias, determinar de onde vem sua energia. A causa primordial de algumas pessoas é a família, um livro, a fé, um objeto, uma música ou uma frase de efeito, por exemplo. Ela será utilizada para dar força no processo de emagrecimento, como após um deslize na dieta. "O que fez você se levantar quando caiu?". A causa primordial está além do motivo. Ela é mais forte. É de onde vem a sua motivação vital. Muitas vezes é o próprio paciente. Não necessariamente algo externo.

5. INICIE SEU CICLO DE AÇÃO

Tempo, planejamento e movimento são os pilares da ação. Tempo: imagine o dia do resultado, mas lembre-se que isso só vai acontecer se der o primeiro passo. Se fizer o primeiro dia. É tempo de mudança. Planejamento: utilize ferramentas e instrumentos que deem dados de realidade. Faça um recordatório alimentar, uma tabela semanal, uma agenda comportamental, como seguir sua dieta, fazer atividade física, dormir cedo, beber água. Dê métrica, tangibilidade e quantifique suas ações.

Movimento: a mudança de atitudes dependerá do que você faz de diferente em sua rotina. Em vez de comer, por que não ir ao cinema, malhar, passear, ligar para alguém? Entre o sonho e a realização temos o movimento, e esta é a única garantia que você tem: a sua atitude!

De acordo com o psicólogo, até aqui você se moverá efetivamente em busca de sua meta, trabalhando o pensamento, comportamento, e ainda colocando em prática todos os conceitos ensinados nas dicas. "O resultado é consequência do que você realizou e com qualidade, o verbo fazer moldará o seu sucesso final. Viva o presente! Mudar a atitude e fazer a ação diariamente vai preencher o espaço vazio entre o quero e o de fato emagrecer", completa.

Fonte: psicólogo Diogo Montal, do Centro Terapêutico Máximo Ravenna de Salvador.

Sport Life

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade