0

Descubra a verdade sobre dúvidas populares relacionadas à nutrição

Saiba se é preciso tomar café da manhã, se cerveja engorda e muito mais

20 dez 2018
15h30
atualizado às 16h51
  • separator
  • comentários

Estabelecer uma dieta adequada é essencial para ter energia para encarar o dia a dia. Entretanto, por vezes, essa missão pode ser um verdadeiro desafio. Prova disso são as constantes discussões como "é bom comer alimento x?",  "quanto devo comer do nutriente y?", entre outras. Assim, reunimos aqui algumas questões polêmicas e buscamos a visão de especialistas para falar sobre algumas dúvidas populares da nutrição.

Descubra a verdade sobre dúvidas populares relacionadas à nutrição
Descubra a verdade sobre dúvidas populares relacionadas à nutrição
Foto: Foto por GettyImages / Sport Life

Foto por Shutterstock
Foto por Shutterstock
Foto: Sport Life

Café da manhã: bom ou ruim?

Uma das dúvidas populares da nutrição, os especialistas ainda não che­garam a um acordo final sobre o papel da primeira refeição diária na manutenção do peso corporal. A nutricionista Lara Natacci, de São Paulo (SP), citou um estudo publicado em 2014 na revista American Jour­nal of Clinical Nutrition, uma das mais respeitadas da área, que avaliou 280 indivíduos obesos.

"A conclusão foi: consu­mir o café da manhã não garante um melhor resultado na perda de peso", diz a profissional. Já outra pesquisa, que saiu no perió­dico Obesity, mostrou que um desjejum rico em proteínas, nutriente encon­trado em alimentos como iogurte, queijo, ovos e peito de peru, ajudou a promover a eli­minação dos quilos extras. Portanto, a questão ainda é alvo de debates.

O pão é um alimento saudável?

Para começo de conversa, há diferentes tipos de pães. Pesquisadores da Universidade Lund, na Suécia, panificaram farinha integral de centeio e goma guar, uma fibra usada na indústria alimentícia. Servido no café da manhã, o produto auxiliou o controle de fatores associados à resistência à insulina, ou seja, quando esse hormônio não é capaz de botar o açúcar circulante no sangue para den­tro das células. "O pão é uma ótima fonte de carboidratos, basta saber escolher", diz Tânia Rodrigues. Sem carboidrato, não temos energia para reali­zar as tarefas cotidianas.

Foto por Pixabay
Foto por Pixabay
Foto: Sport Life

Cerveja engorda?

Uma revisão de trabalhos impressa na revista Nutrition Reviews apontou: os aprecia­dores da cerveja (que contém 50 cal por 100 g e alto índice glicêmico) tinham cerca de 0,5 kg a mais de sobrepeso em comparação com quem não se rendia a ela. "A bebida alcoólica fornece calorias que normalmente não levamos em conta, aumenta o apetite e torna a pessoa, em um segundo momento, mais sus­cetível à retenção hídrica", esclarece Lara Natacci.

Tânia Rodrigues complementa: "a cerveja é feita da fermentação de cereais, que fornecem car­boidrato. Então, por consequ­ência, também contém esse nutriente". O consumo exces­sivo de qualquer alimento pode aumentar o peso além da conta. E a cerveja, mesmo sendo uma bebida, causa ganho de peso.

Você conhecia a verdade de 3 dúvidas populares da nutrição? Compartilhe essas questões com seus amigos e familiares!

Consultorias: Lara Natacci, nutricionista; Tânia Rodrigues, nutricionista da RG Nutri Consultoria Nutricional

Sport Life

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade