0

Conheça os benefícios da maçã para o corpo

Rica em fibras, vitaminas e demais nutrientes, a maçã também protege o coração, sabia? Veja essas e outras melhorias que esse alimento proporciona

12 mar 2019
14h13
  • separator
  • comentários

É necessário fazer uma verdadeira lista para conseguir enumerar todos os benefícios da maçã para o corpo. Lanche leve e muito saboroso, essa fruta esconde mais vantagens do que você pode imaginar,  mostrando-se um alimento completo em questões de nutrição e prós à saúde.

Conheça os benefícios da maçã para o corpo
Conheça os benefícios da maçã para o corpo
Foto: ( Pixabay) / Sport Life

Para mostrar a você alguns desse privilégios fornecidos por essa fruta, selecionados dez dessas vantagens que nos são proporcionadas, explicadas por especialistas. Agora,  quando for ingerir uma dessas frutas, você se lembrará que muitas doenças estão sendo afastadas do seu corpo graças a ela. Confira!

Os benefícios da maçã

Controla a glicemia

Por conter uma boa quantia de fibras em sua composição - em especial, a pectina -, que auxiliam no processo de absorção da glicose, a maçã colabora para o controle e a prevenção do diabetes.

Tem ação anticancerígena

As propriedades antioxidantes da maçã auxiliam no combate aos radicais livres, que são substâncias nocivas liberadas no organismo pelo resultado do processo de respiração celular. Em excesso, elas podem prejudicar a saúde das células, favorecendo o surgimento de tumores.

Regula o intestino

Mais uma vez, as fibras da fruta entram em ação. "As do tipo solúveis provocam reações de fermentação, produzindo altas concentrações de substâncias específicas que, no intestino, funcionam como fonte de energia para a mucosa intestinal e como agentes protetores de vários problemas (como diarreia, inflamações intestinais e câncer de cólon)", esclarece a nutricionista Luana Vasconcelos.

Afasta a osteoporose

Esse é mais um dos muitos benefícios da maçã para o corpo. Por conta de um flavonoide em especial, chamado floridzina, os ossos se mantêm protegidos por mais tempo quando se consome maçã com regularidade. Uma pesquisa feita com mulheres em período da menopausa mostrou que a densidade óssea aumentou com o consumo regular da fruta.

Blinda o coração

A boa quantidade de potássio presente na maçã é muito importante para que a pressão arterial se mantenha nos níveis ideais. E com esse controle estabilizado, o coração trabalha bem melhor!

Combate a obesidade

Se você está de dieta, aqui está mais uma razão para consumir maçã. Em 100g da fruta são apenas 56kcal, em média, ideal para aquele lanchinho entre as refeições principais. Sem falar que ela é rica em fibras, que aumentam a saciedade e ainda ajudam no funcionamento do intestino.

Aumenta a imunidade

Por conter uma variedade incrível de vitaminas, como a C e as do complexo B, ela colabora no combate a vírus e bactérias.

Protege a saúde bucal

A fruta conta com o poder de estimular a produção de saliva durante a mastigação. Essa atitude acaba reduzindo os níveis de bactérias presentes na boca e, por isso, o risco de desenvolver cáries e outros problemas nos dentes é menor.

Adia o Alzheimer e o Parkinson

A polpa da maçã ainda é rica em mais uma substância fundamental para o bom funcionamento do cérebro: a quercetina. "Segundo estudos realizados no Instituto Salk, nos Estados Unidos, esse fitoquímico favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula mecanismos cerebrais associados à memória", informa a nutricionista Fernanda Granja.

Diminui o colesterol ruim (LDL)

Durante a digestão, a pectina absorve parte das gorduras e dos açúcares ingeridos na alimentação, eliminado-os do organismo e prevenindo o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e colesterol alto.

Sport Life

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade