0

Ceia para celíacos: cuidados ao celebrar o fim de ano

Se você é intolerante ao glúten, saiba o que evitar durante as comemorações

20 dez 2018
13h30
atualizado às 17h30
  • separator
  • 0
  • comentários

Com as festas de fim de ano, é comum ver a mesa farta, o que é uma verdadeira tentação. Pratos saborosos, pães, frutas e doces enfeitam o jantar em família e enchem os olhos. Entretanto, algumas pessoas precisam tomar o devido cuidado pelo fato de possuírem alguma intolerância, como é o caso de quem não pode ingerir glúten. Por isso, é preciso pensar em uma ceia para celíacos que possa incluir quem sofre da doença nas festas de maneira que se alimente bem e se divirta.

Ceia para celíacos: cuidados ao celebrar o fim de ano
Ceia para celíacos: cuidados ao celebrar o fim de ano
Foto: (Imagem: Pexels.com) / Sport Life

É preciso estar atento a todos os produtos que possuem trigo, cevada e centeio em sua composição, uma vez que a farinha desses cereais é rica nessa proteína que pode gerar reações nos celíacos. Pães de trigo devem ser evitados, assim como os famosos panetones que são presença registrada nessa época. Biscoitos, pavês, bolos e demais sobremesas devem ser retirados do cardápio, exceto se forem feitos sem trigo.

(Imagem: Pexels.com)
(Imagem: Pexels.com)
Foto: Sport Life

Os alimentos industrializados podem ser um perigo para os celíacos, pois mesmo aqueles que não deveriam levar trigo em sua composição, como molhos prontos, achocolatados ou alimentos processados, podem conter glúten devido processos de produção na fábrica. Dessa forma, é preciso estar atento às embalagens que, por lei, devem informar se possuem a proteína.

Mas nem tudo está perdido: a ceia para os celíacos pode ser muito saborosa e farta. Existem  alternativas que podem ser usadas na hora de substituir esses ingredientes, por exemplo, farinha de milho, de arroz e de mandioca estão livres de glúten. Além disso, alguns supermercados contam com uma seção de alimentos para dietas restritivas. Nelas, é possível encontrar variações de produtos comuns em versão diet, light, sem açúcar e especial para celíacos.

Fonte: Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).

Sport Life
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade