3 eventos ao vivo

6 motivos para sair do sofá e começar a treinar hoje mesmo

Muito mais que questões estéticas, o treino atua principalmente como um grande promotor de saúde em diversos aspectos

31 jan 2019
14h22
  • separator
  • comentários

Segundo uma pesquisa do Ministério do Esporte, cerca de 45,9% dos brasileiros são sedentários. Os dados têm o objetivo de ampliar as informações sobre a cultura esportiva no país e incluir o esporte no cotidiano dos brasileiros, ajudando-os a ver a importância de treinar.

6 motivos para sair do sofá e começar a treinar hoje mesmo
6 motivos para sair do sofá e começar a treinar hoje mesmo
Foto: Freepik / Sport Life

Com a vida sedentária quase metade da população leva atualmente, qualquer atividade física seria boa para prevenir vários tipos de doenças e problemas no sistema locomotor. Movimentar o corpo é necessário para uma vida saudável. Pensando nisso, elaboramos uma lista com 6 motivos reais para você começar a treinar hoje mesmo. Confira!

6 motivos para sair do sofá e começar a treinar hoje mesmo

  1. Atividades aeróbias trazem diversos benefícios para o sistema cardiovascular, prevenindo doenças como hipertensão, aterosclerose e colesterol alto.
  2. Exercícios de fortalecimento são essenciais para evitar perda de massa muscular causada pelo sedentarismo e envelhecimento. A perda de tecido muscular desencadeia piora dos movimentos básicos do corpo humano.
  3. Além disso, o fortalecimento muscular previne problemas de origem osteoarticulares. Doenças como osteoporose, artrite e artrose tem a musculação como um dos principais tratamentos e também utilizamos os exercícios como forma de prevenção.
  4. A perda de gordura corporal é diretamente atingida pelos exercícios físicos. A combinação de exercícios aeróbios e musculação com orientação profissional é a melhor maneira de se beneficiar nesse processo. O exercício, além de gastar calorias estimula o metabolismo, acelerando a queima de gordura. Tudo isso levando em consideração que o excesso de gordura corporal é considerado uma epidemia mundial, levando varias pessoas a morte.
  5. Exercícios funcionais, que visam a melhora do movimento humano, trazem grandes benefícios para a postura. Assim como também tratam dores articulares e musculares como lombalgia, hérnia de disco, dor no joelho, quadril, ombros e tornozelos.
  6. Melhora nos aspectos emocionais e psicológicos também estão inclusos na lista de benefícios de quem pratica atividade física. O emagrecimento e o alivio de dores, causando sensação de bem estar, estão relacionados à melhora no quadro de depressão, ansiedade e baixa autoestima.

Fonte: Caio Fonseca, educador físico formado pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialista em correção de desequilíbrios musculares e treinamento funcional. Atua na academia Competition.

Edição: Leonardo Guerino

Sport Life

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade