PUBLICIDADE

Sobremesas saudáveis podem recuperar musculatura? Entenda

Incluir alguns ingredientes naturais na dieta e deixar a criatividade fluir podem emagrecer e potencializar resultados

8 set 2021 16h14
| atualizado às 17h17
ver comentários
Publicidade
Sobremesas saudáveis
Sobremesas saudáveis
Foto: Shutterstock / Sport Life

Sobremesas saudáveis são o sonho de quase todo praticante de atividade física. As pessoas que fazem algum esporte, geralmente, também se preocupam com o que comem. Afinal, para quem tem um objetivo - seja de performance, emagrecimento ou ganho de massa - não existe nada mais poderoso do que a combinação entre exercícios e dieta balanceada. Mas engana-se quem pensa que uma alimentação regrada é sinônimo de comida ruim e sem graça.

Comer bem é fundamental para ter longevidade em todos os sentidos. Ingredientes saudáveis em receitas criativas e saborosas são capazes de transformarem dieta em estilo de vida. E essa é a chave para atingir os mais altos objetivos sem sofrimento. Afinal, variar os pratos e beliscar um docinho de vez em quando é maravilhoso, não é mesmo? Agora imagine fazer tudo isso e ainda melhorar a recuperação muscular.

Sobremesas saudáveis que ajudam na recuperação muscular

Ao realizar treinos intensos, é comum que o dia seguinte seja repleto de dores. Elas dificultam até mesmo a realização de algumas tarefas simples do cotidiano, como esticar os braços, sentar-se e caminhar. Mas utilizar remédios para combater essas dores não é uma boa estratégia. "Bloquear o processo de inflamação com o uso de medicamentos anti-inflamatórios não é muito interessante visto que a inflamação é importante para que o nosso corpo responda e sofra adaptações no quesito ganho de força, resistência ou hipertrofia muscular", conta Fernanda Vargas, nutricionista da Uná Alimentos.

De acordo com ela, existem alguns ingredientes simples que podem auxiliar o organismo na regeneração dos músculos após uma atividade física. Com uma pitada de criatividade dá pra criar sobremesas saudáveis. "O ideal é inserir alimentos como cúrcuma, açafrão da terra, gengibre, frutas vermelhas escuras e própolis, que darão suporte para nosso corpo modular a inflamação e otimizar a recuperação muscular - explica".

Adicionar esses ingredientes em frutas e iogurtes naturais, além de realçar o sabor dos alimentos, também auxiliará na regeneração dos tecidos musculares.

Outros fatores que contribuem para regeneração dos músculos

Porém, vale destacar que outros fatores também interferem diretamente no reestabelecimento do organismo. Dormir bem, hidratar-se corretamente e ter uma boa periodização de treino são fatores fundamentais para amenizar as dores do dia seguinte.

Criar sobremesas saudáveis com os alimentos descritos pela nutricionista Vargas e não se preocupar com a alimentação durante o resto do dia é um verdadeiro tiro no pé. "A indústria quer que as pessoas pensem que precisam de um produto de recuperação pós-exercício. Mas quem treina para manter a forma, para perder peso ou para ganhar saúde não precisa de nenhum complemento especial se ela ingere uma gama completa de macronutrientes", garante a nutricionista Felicia Stoler, membro do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM).

A quantidade correta de carboidratos, proteínas e gorduras da alimentação varia de acordo com cada pessoa e seu objetivo. Por isso, a melhor alternativa é sempre procurar um profissional para ajudar a calcular a dieta e selecionar os alimentos que mais combinam com você e suas metas.

Sport Life
Publicidade
Publicidade