5 eventos ao vivo

Snacks saudáveis: junte praticidade, sabor e nutrientes

Snacks saudáveis: saiba como é possível preparar ou encontrar lanches saborosos, naturais e nutritivos sem abrir mão da praticidade

26 jan 2021
11h18
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Snacks saudáveis: junte praticidade, sabor e nutrientes
Snacks saudáveis: junte praticidade, sabor e nutrientes
Foto: Shutterstock Images / Sport Life

Quando bate a fome em horários longe das refeições principais, uma característica se destaca na hora de escolher um lanchinho: a praticidade. Mesmo que exista uma dieta ou plano alimentar, é mais fácil optar por alimentos que não demandam muito tempo e nem tantas habilidades culinárias, principalmente se eles são levados ao trabalho ou à academia, como, por exemplo, os snacks saudáveis.

Não se deixe enganar!

Opção saudável é o que não falta, inclusive de produtos já prontos, encontrados principalmente em lojas de produtos naturais. Com a moda dos snacks saudáveis, vêm surgindo chips, cookies, bolos, brownies, tortas e vários outros alimentos light e nutritivos. Mas, antes de encher o carrinho de compras com esses produtos, atenção! Tem muito salgadinho calórico tentando se passar por fit. Não adianta levar para casa um chips de batata-doce com tanto conservante e sódio quanto aquelas batatinhas já tão conhecidas, certo?

Por isso, a nutricionista Luna Azevedo ensina: "A primeira coisa a se fazer é ler a lista de ingredientes. A partir disso, você saberá melhor o que está consumindo. Devemos lembrar que os ingredientes são descritos em ordem decrescente, ou seja, o primeiro se encontra em maior quantidade e a lista segue até o ingrediente em menor quantidade". Também é preciso avaliar os ingredientes quanto à qualidade. Por exemplo: quanto menos ingredientes um lanche de pacote tiver, melhor, o que indica que ele é mais natural. Pegue dois produtos para comparar, um na versão calórica e a outra saudável.

Quanto mais natural, melhor

Os snacks enriquecidos com grãos, sementes, frutas e outros ingredientes podem até ser mais nutritivos, mas continuam possuindo açúcar, farinha de trigo branca, gordura vegetal hidrogenada, etc. "Recomenda-se snacks saudáveis com maior teor de proteína e menor índice glicêmico, como os de grão-de-bico, linhaça, sementes, quinoa e vegetais, preferencialmente temperados com ervas e especiarias. Apesar de existirem industrializados, fazê-los em casa é uma ótima opção também; além de prático, sai muito mais em conta", salienta a nutricionista.

Outras boas opções são os vegetais desidratados, como frutas e legumes que, dependendo da forma de preparo, podem ter textura macia ou crocante. Confira se o produto é assado ou liofilizado, para não acabar consumindo excesso de gorduras, e sempre tenha moderação. "A fruta in natura deve ser a primeira opção, por possuir mais nutrientes, água, índice glicêmico menor e dar mais saciedade. Apesar das frutas desidratadas serem uma boa opção de snack, o consumo delas é recomendado em situações que não é possível obter a fruta in natura, por questões de praticidade ou dificuldade de armazenamento correto, por exemplo", explica Luna.

Faça snacks saudáveis em casa!

Confira duas receitas práticas indicadas pela nutricionista Luna Azevedo! Para matar a fome e não ceder às tentações, a dica é deixar os snacks saudáveis sempre à mão, seja na gaveta do trabalho ou em um pacotinho bem fechado na bolsa!

SNACKS SEMENTES

Ingredientes:

1 xícara de semente de girassol

¾ xícara de semente de abóbora

½ xícara de chia

½ xícara de gergelim

¼ xícara de linhaça

Sal

1 e ½ xícara (chá) de água

Temperos a gosto

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e modele bem em uma forma untada até que fique uma massa plana com liga. Em seguida, você pode fazer os cortes para já tê-los em quadrado antes de assar ou você pode quebrar eles da sua forma depois de pronto. Por fim, deixe em forno pré aquecido a 200 graus de 30-45 minutos, vai depender da espessura que você modelar os biscoitos.

SNACK DE GRÃO-DE-BICO

Ingredientes: 

1 xícara (chá) de grão de bico cozido

1 colher (sopa) de chia hidratada

1 colher (sopa) de óleo de coco ou manteiga ghee 

3 colheres (sopa) de gergelim

3 colheres (sopa) de semente de abóbora 

Ervas secas a gosto

1 colher (chá) de açafrão (opcional)

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e modele bem em uma forma untada até que fique uma massa plana com liga. Em seguida, você pode fazer os cortes para já tê-los em quadrado antes de assar ou você pode quebrar eles da sua forma depois de pronto. Por fim, deixe em forno pré aquecido a 200 graus de 30-45 minutos, vai depender da espessura que você modelar os snacks saudáveis.

Veja também:

Passo a passo para manter a saúde bucal em dia
Sport Life
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade