PUBLICIDADE

Shots matinais realmente emagrecem? Nutróloga explica os benefícios

Bebidas ganharam destaque pela promessa de eliminar gordura corporal, mas as vantagens para o organismo são outras

9 mai 2022 13h40
| atualizado às 15h43
ver comentários
Publicidade
Shots matinais
Shots matinais
Foto: Shutterstock / Sport Life

Ultimamente os shots matinais têm ganhado espaço na internet graças ao público fitness e influenciadores digitais, que atrelam as bebidas com a perda de peso. Eles nada mais são do que sucos concentrados feitos para consumir em jejum, com o objetivo de obter diversos benefícios para a saúde. 

"Emagrecimento, desintoxicação e melhora na imunidade são algumas das promessas dos shots matinais. Mas é importante tomar cuidado antes de sair acreditando em tudo o que é pregado na internet sobre esses shots", alerta a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Afinal, os shots matinais funcionam?

Segundo a especialista, os shots matinais dificilmente entregarão benefícios tão significativos. "Essas bebidas não fazem milagres. Como todo alimento funcional, os shots não se aplicam para fins terapêuticos, isto é, não podem ser usados para tratar doenças, não substituem tratamentos medicamentosos e também não suprem carências de nutrientes alimentares", explica a médica.

Apesar de não gerarem grandes resultados no emagrecimento como prometido em alguns lugares na internet, os shots são sim interessantes. De acordo com a Dra. Garcez, eles servem para contribuir com as funções metabólicas e ajudam a promover e manter a saúde do organismo - desde que, é claro, sejam inseridos em um estilo de vida saudável.

Como consumir corretamente

A médica também ressalta que a função dos shots é complementar a alimentação, não devendo, de forma alguma, substituir o consumo alimentar. "Como a recomendação é consumir os shots em jejum, antes do café da manhã, muitas pessoas acreditam que a bebida substitua essa refeição, o que não é verdade. O motivo para ingerir os shots em jejum é tentar garantir uma maior absorção dos nutrientes", explica a especialista.

Ela complementa ressaltando que é preciso pensar em toda a dieta e não só no que é consumido em jejum. "Não adianta consumir o shot todas as manhãs e exagerar no consumo de açúcar, ultraprocessados e frituras ao longo do dia. Para garantir os benefícios do shot, é importante combiná-lo com uma alimentação balanceada".

Como preparar

A Dra. Garcez explica que o ideal é que o volume total da bebida não ultrapasse de 50ml a 70ml, o que equivale a uma xícara de café ou um copo de shot. O objetivo é ingerir o suco em um único gole, como um shot mesmo. "É recomendado também que a bebida seja consumida logo após o preparo para evitar a oxidação dos nutrientes, o que diminui sua eficácia", orienta a especialista.

Os ingredientes que podem ser utilizados são os mais variados, cada um com seu benefício. Alguns exemplos incluem limão, laranja, vinagre de maçã, suco de maçã, chá verde, gengibre, canela, cúrcuma, pimenta caiena, pimenta do reino, própolis, hortelã, salsa, entre diversos outros, como afirma a médica. 

Esses alimentos podem ser combinados de diferentes maneiras, valendo da sua criatividade e preferência. A nutróloga conta que uma combinação muito comum é limão e gengibre. Isso porque o limão é um excelente antioxidante e antiinflamatório, além de aumentar a imunidade por ser rico em Vitamina C, enquanto o gengibre é um poderoso termogênico que auxilia na digestão de gordura, protege o fígado e combate enjoo, gases e outros distúrbios gástricos. 

"Além disso, quando combinados, o gengibre é capaz de aumentar a biodisponibilidade das propriedades do limão, que, por sua vez, protege os componentes do gengibre devido a sua capacidade antioxidante", finaliza a Dr. Garcez.

Sport Life
Publicidade
Publicidade