PUBLICIDADE

Será que todos nós evoluímos espiritualmente?

Às vezes achamos que não estamos evoluindo espiritualmente, ou que outras pessoas não estão — Mas não é assim

12 fev 2021
Publicidade

A evolução espiritual é sempre um estado de expansão de consciência e de maior liberdade. É quando passamos a entender tudo, observar a nós mesmos e ver todas as nossas facetas. É quando a luz da nossa alma brilha cada vez mais e se torna mais potente do que o nosso ego. E é essa luz que nos leva para qualidades que só existem na alma, como a confiança, a clareza, a capacidade de amar e a coragem de ter paz e de ser livre. 

Uma das tarefas do monge é sentir e viver o mónos: o um, o único. Essa é uma energia que permeia todos os seres. Na Índia, por exemplo, essa energia é chamada de Parashakti, já no ocidente, de Espírito Santo. Até na ciência essa essência divina existe, como a energia que precede a matéria. Ao sentirmos e enxergarmos esse mónos, começamos a perceber que tudo está evoluindo dentro do seu caminho.

Às vezes, achamos que não estamos evoluindo espiritualmente ou, pior ainda, que outras pessoas podem não estar evoluindo. Mas a evolução espiritual, mesmo parecendo tão difícil, acontece naturalmente com todos os seres. Absolutamente todos os seres estão indo em direção ao Infinito, à transcendência.  

A evolução espiritual, mesmo parecendo tão difícil, acontece naturalmente com todos os seres
A evolução espiritual, mesmo parecendo tão difícil, acontece naturalmente com todos os seres
Foto: quickshooting / iStock

E nossa evolução espiritual pode ser intensificada e tornada mais direta, ou seja, sem essas dores que costumamos passar. Crescer, necessariamente, implica em mudar. Mas a mudança nem sempre é fácil. Pelo contrário, ela é frequentemente dolorosa, porque as pessoas se acostumam com quem nós éramos e nos colocam em posições que não cabemos mais. No entanto, nós humanos, que evoluímos espiritualmente, podemos pegar as rédeas disso e evoluir conscientemente, tornando a nossa evolução muito mais rápida. 

Por que evoluir espiritualmente?

Existe um mantra antigo que diz:

— “Me tire das sombras e me leve para a luz, me tire da ignorância e me leve para a verdade. E me tire daquilo que é perecível e me leve para aquilo que é imortal e eterno.” 

E essa é a nossa busca. Queremos entrar em contato com a expansão de consciência porque é isso que nos faz acessar aquilo que temos de melhor. Queremos sair da confusão dos mil pontos de vista e chegar numa visão que é tão abrangente que conseguimos entender quem feriu e quem foi ferido, quem venceu e quem perdeu, por exemplo. 

Mas isso não significa que somos neutros perante as coisas. Cada um de nós sempre vai ter um papel, mas – evoluídos – não teremos mais o papel pequeno. Seremos capazes de apreciar a vida e faremos isso de uma maneira mais abrangente, mais liberta, não aprisionada pela pequena visão de uma interpretação apressada e improvisada do momento, mas sim da grandeza da nossa consciência. 

Portanto, a evolução espiritual é a alma se tornando cada vez mais potente. Como uma luz que cresce muito, ela começa a encostar na fonte da própria luz e se descobre amada, filha do Infinito, feita de uma essência Divina – a mesma essência que permeia todas as coisas.

Seja Zen com Sat Seja Zen com Sat
Publicidade