PUBLICIDADE

O poder do sorriso sincero

O seu sorriso, o seu olhar e a vibração da sua voz têm muito a dizer — e podem mudar tudo

22 jan 2021 11h00
| atualizado em 19/3/2021 às 12h15
Publicidade

O sorriso sincero, a expressão do olhar, a vibração da voz... uma das coisas mais bonitas que podemos cultivar é a gentileza

Às vezes, vemos escrito nos muros das cidades brutas e insensíveis, indiferentes a nós: “mais gentileza, por favor!”. Mas essa busca pela gentileza é diferente do que imaginamos. Gentileza é, na verdade, a aceitação do seu poder, da sua força, de que você tem competência e potência para mudar o dia de alguém. Lembre-se: o seu sorriso, o seu olhar e a vibração da sua voz podem alterar o dia de uma pessoa. 

Se um dia, por exemplo, você chegar numa padaria e comprar pão exalando toda a sua raiva e o seu mau humor, isso vai atrapalhar a vida de quem está lá, lhe entregando um pedaço de pão. Por outro lado, se chegar na padaria e, com o olhar brilhante, emanar uma vontade sincera pelo seu sorriso e pela vibração da sua voz ao dizer “Bom dia! Por favor, cinco pães e um ótimo dia!”, você está aceitando que é muito forte, está entendendo que o seu sorriso tem o poder de mudar o mundo.

Certa vez, um grande mestre me disse: 

— Quando você tem dificuldade de sorrir, sorria. Quando você tem dificuldade de rir, ria, porque essas coisas criam uma velocidade e um impulso nelas mesmas, se tornando reais. 

E isso é verdade! Ao começar a sorrir, nos primeiros instantes você só quer chorar, mas depois sorri mais. Isso começa a gerar em você um entendimento de outros aspectos, porque cada um de nós pode sempre chorar por algo e sorrir por outra coisa. Cada um de nós tem dificuldades, mas também sempre tem algo para ser grato. Sempre há um poder em você para expressar através da gentileza. 

O seu sorriso, o seu olhar e a vibração da sua voz podem alterar o dia de uma pessoa
O seu sorriso, o seu olhar e a vibração da sua voz podem alterar o dia de uma pessoa
Foto: Giselleflissak / iStock

Dessa forma, cultivando dentro de si o sorriso, o olhar, a gentileza, a força, você começa a alterar o seu dia e, consequentemente, o dia das outras pessoas. Sorrir é um poder seu. Nunca faça para agradar os outros, como também nunca ame porque as pessoas esperam que você ame. Não é essa a ideia. Mas, sim, de que é algo que pertence a você e é a sua escolha. 

Se mesmo nos momentos difíceis, você tem consciência da sua força e de ser abençoado, você pode sorrir. Não pelos seus mil problemas, mas por aquelas bênçãos e forças que detecta. Assim, o sorriso se abre. E junto dele os vários problemas, os vários medos se derretem e você começa a retomar as rédeas da sua vida. A gentileza é um grande poder, não deixe que lhe seja tirada. 

Mais importante: ao aceitar que você tem esse poder, os sentimentos de insegurança e medo perdem força, e a sua confiança prevalece. O seu poder do bem.

E é o sorriso, o olhar, o tom de voz e a sua postura com relação ao próximo que define o quanto você vai expressar desse poder.

Seja Zen com Sat Seja Zen com Sat
Publicidade