PUBLICIDADE

Como ter uma boa noite de sono

Durma melhor com estas técnicas, para estar 100% do seu potencial e cheio da sua luz no dia seguinte

23 dez 2020
11h00 atualizado em 19/3/2021 às 12h52
11h00 atualizado em 19/3/2021 às 12h52
Publicidade

Dormir é fundamental. Não só para a saúde, como também para a paz. Mas nós encaramos dormir como algo ligado à nossa exaustão. Precisamos estar cansados, para nos atirar na cama, para poder acordar e trabalhar no dia seguinte.

Talvez, devêssemos olhar o sono como algo muito mais especial, algo que a gente faz para retornar ao nosso potencial. Através do sono é que vamos determinar se no dia seguinte estaremos a 90% da nossa capacidade, 95%, ou 70%, ou 40%. 

Imagine você ter uma força interna, inteligência e dedicação capazes de criar uma vida maravilhosa, bem-sucedida em vários sentidos — financeiramente, amorosamente, nos sonhos, nos objetivos e nas conquistas. Porém, apesar dessa força, você sempre trabalha a cada dia como se estivesse menos, como se estivesse menor, a 30% de si, a menos da metade da sua força, e você nunca conquista o que deveria conquistar. Isso é ausência de sono correto. Ele é importantíssimo. 

Técnicas para dormir 

Para dormir, existem técnicas maravilhosas. Uma delas é você considerar o seu quarto um local sagrado. Perto da sua hora de dormir, tente não assistir televisão nele, comece a apagar as luzes, diminua a intensidade dos estímulos. Ter um horário marcado para se deitar também é sempre melhor. Decida a hora que você vai dormir e tente manter quase todos os dias ou, pelo menos, nos dias da semana. 

Quando você está consigo mesmo se preparando para dormir é importante, primeiro, dar um suspiro forte, que solte o ar e as tensões. Cada músculo tenso é porque um pensamento ficou preso nele. Você achava que pensamentos só ficavam presos na mente? Não é bem assim. 

Perto da sua hora de dormir, comece a apagar as luzes e diminua a intensidade dos estímulos
Perto da sua hora de dormir, comece a apagar as luzes e diminua a intensidade dos estímulos
Foto: EmirMemedovski / iStock

As energias dos pensamentos se espalham pelo corpo e, ao relaxar partes da sua musculatura e dos seus tendões, você solta a energia que lá estava aprisionada e o pensamento que tinha ficado preso. Às vezes, ao longo do dia, temos um medo, um pensamento, até uma hipótese: “ai, será que isso aqui vai dar errado?” A mente rapidamente pensa em outras coisas, mas a energia daquele medo, daquele pensamento, fica em você, porque não foi dissipada.

Para ser desfeita, a mente teria que continuar a pensar e falar assim: “ah não, aquilo ali está tudo bem, não tem a menor chance de dar errado”. Como não foi, essa energia fica aprisionada em uma tensão do pescoço, das pernas, da musculatura, do maxilar, ou nas linhas de expressão da face, que vão se enchendo de rugas de tanta preocupação.

Antes de dormir, sente-se, dê esse suspiro e relaxe cada ponto da musculatura, soltando as energias. É natural que vários pensamentos surjam, mas feche um por um e veja tudo o que você conquistou no dia. Lembre-se que não é hora de planejar o dia seguinte, você vai fazer isso depois.

Feche os olhos e observe o que conseguiu no dia. Dê a si, por exemplo, parabéns por ter levado as crianças na escola, parabéns por amar seus filhos, parabéns por ter ido trabalhar, mesmo num dia desafiador. E talvez, pense em como mudar algumas coisas. Dando os parabéns, você dá a si mesmo um sentido de completude — “eu consegui, eu conquistei”. E o seu consciente diz: “que bom, agora você pode dormir”. 

Assim, você vai descansando, mergulhando dentro de si. E de olhos fechados, respirando profundamente, você vai praticar algo superimportante, deixando os pensamentos de lado, sempre pedindo para eles: “não, não, volte amanhã, eu penso em você amanhã”.

Você vai sentindo o corpo. Sentir nos impede de pensar e, assim, vai nos relaxando. E você se imagina mergulhando no fundo de si, como se você fosse um mar infinito. Você mergulha mais fundo e, na tranquilidade de um dia completado, entra no seu silêncio interior, para estar 100% de si, potente, competente, transformador e cheio da sua luz no dia seguinte.

 

Seja Zen com Sat Seja Zen com Sat
Publicidade