PUBLICIDADE

Saboroso e saudável, feijão precisa estar no seu dia a dia

Alimento muito comum na dieta dos brasileiros, feijão garante 3 vantagens ao nosso corpo e não gera o incômodo das flatulências!

6 jun 2021 09h20
ver comentários
Publicidade
Feijão: Saboroso e saudável, ele precisa estar no seu dia a dia
Feijão: Saboroso e saudável, ele precisa estar no seu dia a dia
Foto: Shutterstock / Sport Life

O feijão é uma paixão dos brasileiros! E, melhor do que isso, ainda é um alimento muito útil para nos: ajuda na imunidade, não possui tantas calorias e ainda não gera flatulências, se feito da maneira certa. Quer aprender mais sobre esse grão? Confira!

Deixe de molho e evite as flatulências! O feijão contém alguns componentes em sua casca que não são capazes de serem digeridos e que acabam sendo fermentados pelas bactérias do intestino, o que pode levar a flatulências e desconfortos gastrointestinais. Alguns desses componentes, como o fitato, também podem atrapalhar a absorção de minerais presentes naturalmente no feijão, como o ferro e o zinco. Uma maneira de fazer com que isso não ocorra é deixar o feijão de molho, pois a água reduz significativamente esses compostos. É importante, então, que antes da cocção, o feijão fique de molho entre 8 e 12 horas, mas é necessário trocar essa água na metade do tempo e, após todo o período, a água deve ser descartada e o cozimento deve ser realizado em uma nova porção.

Não engorda! Isso é uma ideia errada, visto que nenhum alimento de forma isolada é responsável pelo ganho de peso, e sim quando consumimos diversos alimentos em excesso, em uma quantidade maior do que o corpo necessita. Além disso, muitas pessoas acabam substituindo o arroz e o feijão, alimentos in natura, por lanches ou outros alimentos que consideram melhores para perda de peso, muitas vezes optando por itens industrializados e menos nutritivos.

Vantagens até no caldo! O caldo de feijão também possui diversos nutrientes, porém em uma quantidade menor quando comparado aos grãos, principalmente em relação às fibras.

Up na imunidade! O feijão é uma leguminosa muito nutritiva, além de importante fonte de proteínas quando combinado com o arroz. As proteínas são essenciais para a formação de células do corpo, inclusive às de defesa. Muitos benefícios são atribuídos às fibras, pois estão associadas à saúde gastrointestinal, que possui um papel muito importante na defesa do corpo, já que é lá onde estão localizadas a maior parte das células do sistema imune. Além disso, possui vitaminas e minerais e também compostos que atuam no combate aos radicais livres, protegendo as células do sistema de defesa contra lesões. Todos esses compostos antioxidantes juntamente com as vitaminas e os minerais possuem funções importantes para o funcionamento adequado do sistema imunológico.

Consultoria: Ivy Oliveira, Gerente de Serviços de Marketing da Camil e que coordena a cozinha experimental da marca.

Sport Life
Publicidade
Publicidade