PUBLICIDADE

Prática da natação na infância impulsiona o desenvolvimento

Crianças que praticam a natação desfrutam de benefícios como a manutenção do sono e melhora a resistência respiratória e muscular

15 jun 2021 - 18h56
(atualizado em 16/6/2021 às 11h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Natação: como a prática na infância impulsiona o desenvolvimento
Natação: como a prática na infância impulsiona o desenvolvimento
Foto: Shutterstock / Sport Life

Disposição e energia são características determinantes nas crianças. Alguns pais acabam não dando conta de conter tanta empolgação em casa e, acertadamente, apostam na prática de alguma atividade física para seu filho. Sem dúvidas, a natação precisa estar em destaque na lista de opções, pois oferece vantagens desde a coordenação motora até a melhora de doenças.

A professora de natação da Bodytech Goiânia, Mariângela Aquino Moura, conta mais sobre o tema. "A natação é uma das melhores atividades para as crianças. Ela promove a segurança aquática, a noção de espaço e tempo, entre outros fatores psicomotores", explica. Mariângela ainda acrescenta que a atividade contribui para as relações sociais e afetivas, se apresentando como um "investimento no desenvolvimento dos pequenos", afirma.

E os pais observam os benefícios da atividade na prática. Daniella Cunha, 35 anos, é funcionária pública e mãe do Bernardo, de um ano e dois meses. Ela conta que sempre quis colocar o filho na natação, ainda mais depois do isolamento social. "Uma vez que ele não tem contato com outras crianças, a natação permite que isso ocorra de forma segura e contribui para a sua integração na sociedade", conta. Para ela, o esporte é necessário para que o filho consiga sair de situações de perigo na água, além de socializar com os colegas de aula.

A fisioterapeuta Mariana Nery Machado Costa, 38 anos, também matriculou seus dois filhos, André, 3 anos, e Matheus, 10 meses, nas aulas de natação para que adquiram, desde pequenos, o hábito de praticar atividades físicas regularmente. "Espero desenvolver nas crianças hábitos saudáveis desde bem cedo, poder aproveitar um tempo de qualidade junto, além de aprender e desenvolver as habilidades de sobrevivência na piscina", comenta. A fisioterapeuta ainda aponta que vê como essencial na natação o fato de que a atividade sacia a curiosidade infantil e o medo em relação à água.

O que fazer antes de matricular a criança na natação?

Mariângela recomenda que os pais procurem o pediatra da criança para tirar dúvidas sobre a prática da natação. "Os médicos geralmente indicam o início da prática a partir dos 6 meses de idade, se não houver contra indicações", acrescenta.

A metodologia aplicada e a segurança da escolinha de natação também deve ser observada pelos pais. "Todo o ensino da prática deve ser estruturado em uma metodologia definida para cada fase do desenvolvimento infantil, acompanhada por profissionais capacitados", frisa Mariângela.

Ela explica que quando bem praticada, a natação traz como benefícios a manutenção do sono, estímulo do apetite, e melhora a resistência respiratória e muscular. "Não podemos esquecer do aumento do vínculo entre pais e filho, a prevenção e a ajuda no tratamento de doenças respiratórias, e principalmente a prevenção de acidentes por afogamento", finaliza.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade