PUBLICIDADE

Perder gordura e ganhar massa muscular ao mesmo tempo é possível? Entenda

Especialista em treinamento explica quais atitudes podem promover hipertrofia e emagrecimento simultaneamente

19 set 2021 12h14
| atualizado em 20/9/2021 às 10h05
ver comentários
Publicidade
Perder gordura e ganhar massa muscular
Perder gordura e ganhar massa muscular
Foto: Shutterstock / Sport Life

Perder gordura e ganhar massa muscular, ao mesmo tempo, talvez seja o sonho de consumo da maioria dos praticantes de atividades físicas, principalmente dos adeptos da musculação. Porém, logo que entram na academia, as pessoas já percebem que essa tarefa não é das mais simples. No começo, alguns alunos destreinados podem até conseguir esse feito por um tempo. Mas, após um certo período de adaptação aos novos estímulos, é normal que o organismo não responda da mesma maneira e os resultados comecem a estagnar.

E agora, como fazer para voltar a evoluir? O que, geralmente, é recomendado por profissionais de treino e nutrição é escolher um objetivo e focar nele. E o primeiro passo costuma ser perder gordura, já que para isso uma das principais estratégias é apostar no déficit calórico. Ou seja, gastar mais calorias do que se ingere.

Após regular o peso, começa a estratégia de hipertrofia, para ganhar massa muscular. Nesse estágio a ideia é, justamente, oposta a primeira. Consome-se mais calorias do que se gasta, para que esse superávit calórico, associado ao estímulo do treino, se converta em músculos.

Esses são os procedimentos básicos para perder gordura e ganhar massa muscular. Porém, existem algumas maneiras mais complexas de conciliar os dois objetivos em uma única estratégia. O problema é que talvez elas sejam inviáveis para alguns indivíduos. É o que aponta o assessor esportivo, educador físico e pedagogo, Leandro Twin. Que, após receber muitas perguntas de alunos sobre o tema, resolveu elencar alguns métodos em seu Instagram. Confira:

Métodos para ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo

1. Disposição

Para conseguir perder gordura e ganhar massa muscular é necessário trabalhar duro na academia. Nada de preguiça, má vontade e muito menos o famigerado "treino fofo".

"Entender que para ter um ganho de massa muscular você tem que ter uma sinalização por meio de um treinamento e esse treinamento tem que ser pesado. Não importa como está o carboidrato da sua dieta, você vai treinar até a falha em todos os exercícios e em todas as séries. O seu treino não deve ser extenso, ele deve ser intenso", recomenda Leandro Twin.

2. Dieta equilibrada

"Em uma dieta com muita caloria nós conseguimos sinalizar o ganho de massa muscular. O problema de colocar muitas calorias é que nós paramos a queima de gordura corporal, porque para queimar a gordura corporal nós precisamos de déficit calórico o que conflita com o ganho de massa muscular", esclarece o especialista. Por isso é fundamental procurar ajuda de um nutricionista, ou um profissional da área. É ele quem vai avaliar as condições fisiológicas e traçar a melhor estratégia possível para conquistar os seus objetivos.

3. Treino direcionado

Outra maneira seria identificar as regiões do corpo que precisam de mais desenvolvimento muscular e ajustar a dieta de acordo com a periodização do treino. "O último item da lista, seria fazer um direcionamento da caloria que você ingere para um determinado músculo. Para isso você precisaria de menos calorias na sua dieta para conseguir hipertrofia, mas você não poderia treinar o corpo todo. Serviria para um momento da periodização para focar simplesmente no músculo fraco mesmo em déficit calórico", conta o treinador.

Vale lembrar que fatores genéticos, emocionais e hormonais também podem influenciar na conquista dos resultados. Ganhar massa muscular e perder gordura, ao mesmo tempo, não é impossível, mas também não é nada fácil.

"Em um indivíduo iniciante, a sinalização do treino é tão alta que mesmo na dieta em déficit calórico você ganha massa muscular, mas indivíduos que são intermediários e avançados não vão conseguir o ganho de massa muscular com o déficit calórico. O que torna impossível ele tentar ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo nessas condições", finaliza Twin.

O mais recomendado para pessoas que visam apenas bem-estar e saúde é não ter pressa. Consultar profissionais de treino e nutrição vai acelerar a busca pelos objetivos, mas o ideal é ser paciente e subir um degrau de cada vez. Assim você não se frustrará e ainda preservará sua saúde.

Sport Life
Publicidade
Publicidade