PUBLICIDADE

Musculação emagrece? Saiba como exercícios de força podem potencializar seus resultados

Especialistas explicam a importância do fortalecimento muscular na rotina de quem quer perder peso

25 ago 2021 16h53
ver comentários
Publicidade
Musculação Emagrece(1)
Musculação Emagrece(1)
Foto: Shutterstock / Sport Life

Musculação emagrece? Essa dúvida costuma surgir em quem está decidido a mudar o estilo de vida, praticar atividades físicas e melhorar a alimentação para conseguir perder peso. Em geral, pessoas nessa situação - que nunca tiveram contato com práticas esportivas antes - costumam priorizar as atividades aeróbicas. Caminhar, correr ou pedalar são ótimas alternativas, mas não são as únicas.

No último ano, a pandemia afastou muitas pessoas das atividades físicas e impôs uma rotina sedentária para outras. Práticas mais simples, como a ginástica laboral, podem ajudar a combater esse sedentarismo. Mas, para quem busca uma atividade mais incisiva, é necessário tomar alguns cuidados. O personal trainer, Márcio Lui, recomenda que todo iniciante procure primeiro um médico e que tenha acompanhamento de profissionais da nutrição e da educação física.

Quanto mais músculos, mais força e mais gasto calórico

Com o aval do médico e a dieta balanceada, chegou a hora de investir no exercício físico. E é aí que muitas pessoas costumam errar, ao se preocuparem apenas com a parte aeróbica. Mas afinal, musculação emagrece mesmo? De acordo com Lui, a chave para obter resultados concretos é variar os treinamentos. "A combinação dos treinos de alta intensidade com a musculação vai ajudar a fortalecer o corpo e evitar lesões".

Para quem gosta de correr, por exemplo, existem alguns tipos de exercícios de musculação que são mais recomendados.  "Quando treinamos estímulos de força e potência em exercícios de cadeia cinética fechada, como o agachamento, fortalecemos os componentes excêntricos da musculatura. Essa adaptação faz com que o estresse mecânico ao longo da corrida seja menor, diminuindo o acúmulo de lactato no músculo e retardando a sua fadiga", afirma Eric Montagnana, educador físico da Cia Athletica Unidade Granja Vianna.

Além disso, a musculação é fundamental para o metabolismo e a preservação da massa magra durante o processo de perda de peso. De acordo com Adriana Stavro, Nutricionista Mestre pelo Centro Universitário São Camilo, o ganho de músculos aumenta o gasto calórico do corpo, o que acelera a perda de peso naturalmente.

Não tenha vergonha de procurar ajuda

Segundo Lui, a grande dica para quem quer começar a fazer academia - e constatar que musculação emagrece - é gostar de si mesmo e não ter vergonha de procurar ajuda. "Não tenha medo de procurar um educador físico na sua academia, para que ele te passe uma rotina de exercícios. Ele foi preparado justamente para isso", recomenda.

De acordo com o personal, essa é a forma mais eficaz de conseguir bons resultados na academia. Afinal, somente um profissional vai poder avaliar as individualidades de cada pessoa e prescrever o treino correto de musculação para o objetivo em questão. "Não adianta o aluno ir para a academia e realizar sempre a mesma série. O professor de educação física tem a função de apresentar outras atividades e mostrar esse novo mundo, para quem busca melhorar a qualidade de vida".

Alimentação adequada é parte fundamental da perda de peso

Para que o resultado venha, a parte nutricional deve andar lado a lado com as atividades físicas. É o que a nutricionista Adriana também indica. "Na maioria dos casos é necessária uma equipe multidisciplinar, incluindo nutricionista, médico, psicólogo e educador físico para compreender e fazer mudanças nos seus hábitos alimentares e estilo de vida".

Para quem está preocupado com o que come, de nada adianta seguir dietas mirabolantes, que prometem resultados milagrosos. Adriana nos ajudou a elencar alguns passos seguros para iniciar uma dieta voltada para a perda de peso, como prestar atenção na quantidade de comida ingerida e evitar alimentos processados.

Sport Life
Publicidade
Publicidade