PUBLICIDADE

Mindfulness: conheça 5 práticas para deixar a mente limpa

Mindfulness traz a atenção plena para o presente e pode proporcionar uma relação saudável e livre de restrições com a comida

22 abr 2021
0comentários
Publicidade
Mindfulness: conheça 5 práticas para deixar a mente limpa
Mindfulness: conheça 5 práticas para deixar a mente limpa
Foto: Shutterstock / Sport Life

Mindfulness é o conjunto de técnicas de meditação que visam trazer foco para o momento presente, tirando a mente das preocupações com o passado ou com o futuro. Na Nutrição, o conceito tem sido amplamente difundido com o intuito de auxiliar na construção e manutenção de uma boa relação com a comida por meio da atenção plena.

"Na área da nutrição, vem crescendo o conceito e a aplicação de mindful eating. A técnica pode ser bastante benéfica para pacientes com transtornos alimentares, ou para quem busca um emagrecimento saudável e sem dietas restritivas", explica Matheus Motta, Nutricionista do programa WW Vigilantes do Peso.

Ou seja, o mindful eating [do inglês, comer consciente, uma das abordagens do mindfulness], que tem sido cada vez mais recomendado por nutricionistas, nada mais é do que concentrar toda a atenção no momento presente durante a refeição. "Essa conduta permite que as pessoas se conectem com o alimento e foquem em sentir cheiros, sabores e texturas, sem qualquer julgamento daquilo que estão comendo. Por consequência, algumas pessoas acabam emagrecendo depois de aderir ao mindfulness, porque sabem a hora de parar de comer e entendem que nenhum alimento é inimigo", complementa.

Mindfulness, meditação e a jornada do emagrecimento

Segundo alguns estudos, a meditação traz diversos benefícios para a saúde e conta com cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Por isso, grandes empresas de saúde e bem-estar passaram a incorporar o método aos programas que estimulam rotina e vida mais saudáveis. "Entendemos que, tão importante quanto ajudar a perder peso é proporcionar uma jornada de emagrecimento leve e focada no bem-estar. Implementamos não apenas técnicas de atenção plena, como também outras formas de meditação, a fim de reforçar o nosso posicionamento contra dietas restritivas", acrescenta o nutricionista.

Confira abaixo algumas 5 práticas de mindfulness!

1. Alimentação saudável

Comer de forma consciente é parte importante do mindfulness, pois isso engloba fazer escolhas inteligentes e respeitar o momento das refeições, trazendo toda a atenção para o momento. Além disso, uma boa forma de treinar o foco é se conectar com a comida, sentindo o cheiro, o sabor e a textura de cada alimento que está no prato.

2. Atividade física

O corpo precisa de atenção tanto quanto a mente. Praticar esportes ajuda também a concentração e a atenção plena e isso vale qualquer modalidade: Ioga, artes marciais, corrida, musculação, dança.

3. Conexão com a natureza no mindfulness

Passar um tempo ao ar livre, desligando-se das preocupações ao redor, é um bom exercício de mindfulness. Qualquer contato com a natureza ajuda a driblar a agitação mental, causando relaxamento. Então, não é preciso ir tão longe para alcançar isso. Uma ida ao parque ou, em tempos de pandemia, praticar jardinagem em casa, já é suficiente para colher os benefícios dessa proximidade com a natureza.

4. Descanso

Mesmo com uma rotina agitada, descansar é essencial. É importante exercitar a compaixão consigo mesmo. E, além disso, reservar não só o tempo necessário para dormir durante a noite, mas também alguns minutos para relaxar ao longo do dia. Uma dica para colocar isso em prática é aproveitar os intervalos entre compromissos para escutar uma música ou ler um pouco, por exemplo.

5. Saúde mental

Não lutar contra suas emoções e aprender a aceitá-las é fundamental no %img-replaced%mindfulness. Ninguém deve se obrigar a estar bem 100% do tempo, pois isso, mostra o quão importante é trabalhar a positividade. Dica de ouro: observar com a mente aberta o que está acontecendo, permitir-se viver aquilo enquanto precisa e seguir em frente. É importante também praticar a aceitação em relação a si mesmo. Afinal, todos têm altos e baixos.

Sport Life
Publicidade
Publicidade