1 evento ao vivo

Maconha pode ajudar a diminuir ansiedade, diz estudo

9 mar 2014
12h11
  • separator
  • comentários

Diversas pesquisas já mostraram que a maconha pode trazer benefícios à saúde e a mais nova descoberta dos cientistas é que a droga pode ajudar a reduzir os níveis de ansiedade. As informações são do Daily Mail.

Os pais acreditam que, assim, elas aprenderão a diferença entre drogas médicas e drogas recreativas
Os pais acreditam que, assim, elas aprenderão a diferença entre drogas médicas e drogas recreativas
Foto: Reuters

Pesquisadores da Vanderbilt University, nos Estados Unidos, concluíram que a maconha é capaz de regular a ansiedade e também a forma como o corpo reage a ela. Os cientistas descobriram que existem receptores através dos quais a erva exerce seus efeitos em um centro emocional do cérebro. Estes receptores foram identificados em ratos na região das amígdalas, a parte do cérebro que ajuda a regular a ansiedade. O estudo, liderado por Sachin Patel, também mostrou, pela primeira vez, como as células nervosas desta parte do cérebro produzem e liberam seus próprios endocanabinoides, cujo sistema regula a ansiedade e a reação ao estresse, amortecendo os sinais no cérebro.

Pesquisas anteriores mostravam que uma pessoa continuamente exposta ao estresse ou a um trauma emocional pode apresentar redução na produção de endocanabinoides naturais, o que resulta no aumento da ansiedade. O uso crônico da maconha, porém, pode, paradoxalmente, aumentar a ansiedade conforme reduz a eficiência dos receptores de canabinoide no cérebro, além de, eventualmente, levar ao vício. Esta descoberta também contradiz uma pesquisa anterior, que associou a droga à ansiedade, depressão, esquizofrenia e transtorno bipolar. 

<a data-cke-saved-href="http://saude.terra.com.br/infograficos/beneficios-maconha/" href="http://saude.terra.com.br/infograficos/beneficios-maconha/">De obesidade à depressão: veja benefícios associados à maconha na medicina</a>
Fonte: Terra
  • separator
  • comentários
publicidade