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Lula em boa forma pode ser inspiração para idosos

Confira 7 dicas para começar a correr na terceira idade e manter a saúde em dia

23 ago 2021 16h25
| atualizado em 27/8/2021 às 12h17
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Lula em boa forma
Lula em boa forma
Foto: Shutterstock / Sport Life

Em viagem ao Ceará, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi fotografado em um momento de lazer. A foto foi publicada no último domingo (22), por sua namorada, Rosângela da Silva. E o que mais chamou a atenção foi a boa forma física de Lula.

Boa noite com essa lua cheia no Ceará!

Foto: Ricardo Stuckert pic.twitter.com/DX72mcXrKu

— Janja Lula Silva (@JanjaLula) August 23, 2021

Em poucas horas memes e piadas tomaram conta do Twitter, que exaltou a condição atlética do ex-presidente de 75 anos de idade. E a pergunta que rondava a mente de todos que se impressionaram com a foto era: como chegar na terceira idade mantendo a saúde?

Pensando nisso, separamos 7 dicas para começar a correr após os 60. Afinal, não existe momento ruim para buscar uma vida mais saudável e divertida. Lembrando que essas dicas também se aplicam aos corredores iniciantes.

Mas antes de tudo é preciso ter responsabilidade. Vale destacar alguns cuidados específicos para quem tem uma idade avançada, como o histórico de doenças, impacto nas articulações e frequência cardíaca. Inclusive, você também pode conferir cinco dicas de ortopedistas para quem vai começar a correr.

Confira as 7 principais dicas para começar a correr na terceira idade:

1. Procure um profissional de saúde. Realizar alguns exames para saber qual a sua condição atual vai ser fundamental para traçar metas saudáveis.

2. Não pise muito forte com a perna de ataque. Além de aumentar o impacto nas articulações, pisar muito forte pode desacelerar a passada e prejudicar o desempenho.

3. Preocupe-se mais com a coordenação. Antes de querer ser veloz, pense em realizar o movimento de forma adequada e totalmente coordenado. Priorize a mecânica perfeita.

4. Postura. Não execute o movimento com o tronco muito inclinado, procure manter a postura ereta. E não esqueça da sincronia entre os braços e pernas. Essas medidas vão auxiliar a poupar energia.

5. Evite quedas. Atenção máxima ao posicionamento da cabeça, olhando sempre para frente e não para baixo. Os ombros precisam ficar relaxados.

6. Atenção aos braços. Se usados de forma correta, eles servem como ponto de equilíbrio e podem até aumentar a impulsão. Para isso, devem ficar paralelos ao corpo, de forma relaxada.

7. Primeiro impacto. Use sempre os calcanhares na hora de pisar. Isso evitará lesões a longo prazo

Sport Life
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