3 eventos ao vivo

Fundação Abrinq disponibiliza e-book gratuito sobre amamentação

Semana Mundial do Aleitamento Materno vai até 7 de agosto

6 ago 2020
08h08
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A Fundação Abrinq, que há 30 anos atua na defesa de direitos de crianças e adolescentes no país, participa da Semana Mundial de Aleitamento Materno (#SMAM2020), que segue até 7 de agosto.

A ideia é informar as mães e suas famílias sobre os benefícios do aleitamento materno, orientar profissionais de saúde e estimular os municípios a realizarem ações com essa temática.

Além disso, no site da Fundação, foi disponibilizado um ebook gratuito.

O aleitamento materno traz inúmeros benefícios para a mãe e o bebê, além de ser um elemento fundamental ao desenvolvimento e vínculo da criança e da mãe. O leite materno contém todos os nutrientes necessários para o bebê e protege a criança contra diarreias, infecções respiratórias e alergias, melhorando a resposta à vacinação e diminuindo as chances de mortalidade infantil.

O leite materno contribui também para o bom desenvolvimento cognitivo da pessoa na vida adulta e, para a mãe, o processo de amamentar ainda reduz o risco de câncer de mama e do colo do útero.

Segundo o Observatório da Criança e do Adolescente, plataforma mantida pela Fundação Abrinq, a prevalência do aleitamento materno continuado, em menores de dois anos de idade, foi de 52% no conjunto das capitais brasileiras e no Distrito Federal. Os dados são de 2018.

Outro alerta da Fundação Abrinq é sobre o impacto negativo das práticas alimentares inadequadas no desenvolvimento da criança, motivo pela qual as políticas destinadas a lactantes e aos bebês devem ser priorizadas na agenda pública. A nutrição correta e o acesso a alimentos seguros são componentes cruciais e universalmente reconhecidos como direito da criança para atingir os mais altos padrões de saúde.

Veja também:

Venezuela: os trabalhadores da saúde com salários de US$ 4 por mês e sem equipamentos de proteção
Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade