2 eventos ao vivo

Fumar não alivia o estresse, diz pesquisa

  • separator
  • comentários

Largar o cigarro é sua promessa de Ano-Novo? Então, aqui vai mais um motivo para colocá-la em prática. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Oxford e King's College, ambas na Inglaterra, fumar não alivia o estresse como muitos pensam. Mas abandonar o fumo traz esse benefício. Os dados são do jornal Daily Mail.
 

Fumar aumenta o estresse e a ansiedade
Fumar aumenta o estresse e a ansiedade
Foto: Getty Images
Veja os rastros que o cigarro deixa no corpo
 
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores avaliaram os níveis de ansiedade de 491 fumantes, antes e depois de tentar se livrar do vício. Um em cada cinco participantes disse que fumar ajuda a lidar com o estresse, mas, seis meses depois do programa, os 68 que conseguiram evitar o cigarro se mostraram menos ansiosos que antes. No entanto, os que não resistiram ao fumo se mostraram mais estressados que no início, provavelmente pelo sentimento de fracasso. 
 
“A crença de que o fumo alivia o estresse é generalizada, mas é errada. O inverso é verdadeiro: o fumo provavelmente provoca ansiedade e fumantes merecem saber disso e entender como sua própria experiência pode ser enganosa”, disseram os cientistas. O mito deve ter surgido porque um dos efeitos da retirada da nicotina é o nervosismo.
 
 
Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade