PUBLICIDADE

Festival Brasil Ride 2021 leva ciclismo para Botucatu

Um dos mais consagrados eventos de bicicleta do Brasil acontece entre os dias 05 e 07 de setembro

3 set 2021 13h14
| atualizado às 14h17
ver comentários
Publicidade
Festival Brasil Ride
Festival Brasil Ride
Foto: Shutterstock / Sport Life

O Festival Brasil Ride - Warm Up começará no próximo domingo (05), na Arena Brasil Ride, em frente a Prefeitura Municipal de Botucatu-SP. O evento, considerado um dos maiores do calendário de ciclismo do Brasil, terá provas em quatro categorias diferentes. A ideia é contemplar todos os fãs e praticantes do esporte, independente do nível em que eles se encontram. As provas estão programadas para acontecer durante o feriado prolongado - que comemora a independência do Brasil - e se encerram no dia 07 de setembro.   

A competição mais aguardada do Festival Brasil Ride é a do mountain bike, também conhecida como Warm Up. É a modalidade onde o ciclista é desafiado a superar inúmeras dificuldades de relevo e obstáculos naturais. A disputa será dividida entre duas categorias: PRO e Sport. A primeira, é indicada para praticantes mais avançados do esporte e será composta por três etapas, uma em cada dia do festival. Já a Sport é destinada para os atletas que buscam uma pegada mais leve. Ela terá apenas uma etapa, no dia 07.

Outra categoria que chama a atenção é o E-MTB - uma espécie de mountain bike motorizado. Mas não pense que a modalidade é mais relacionada ao motocross do que ao ciclismo. Apesar de possuírem um motor, as bicicletas da competição são elétricas e operam por meio de pedal assistido, ou seja, funcionam apenas quando o ciclista estiver pedalando. A prova costuma receber destaque pela alta velocidade das bikes. Assim como o Warm Up Pro, a competição será dividida em três etapas durante o evento.

Para quem ainda não se sente seguro para encarar os desafios que a prática de MTB exige, os organizadores do Festival Brasil Ride criaram a categoria Tour. A prova acontecerá no último dia do evento e terá um percurso reduzido, de apenas 15 km. Além de possuir obstáculos mais simples. Por fim, a categoria infantil - Kids Bike Race - também fará a alegria dos pequenos enquanto os pais se divertem.

Os organizadores do evento vão seguir as normas do Plano São Paulo de combate à pandemia de covid-19. Portanto, o uso de máscaras será obrigatório mesmo durante as competições. Além disso, haverá um distanciamento mínimo entre os atletas e o staff, distribuição de álcool gel e luvas descartáveis. Para a hidratação cada participante deverá trazer seu próprio recipiente e abastecê-lo nos postos de fornecimento de água.

O Festival Brasil Ride, em Botucatu, será mais uma tentativa de retomar as atividades esportivas no estado de São Paulo. No último domingo (29) a realização da Volta SP 10k marcou o retorno de eventos do tipo na capital paulista, após 18 meses. Uma alternativa também são os eventos virtuais, como a SportLife Run.

Sport Life
Publicidade
Publicidade