0

Estudo contraria mito de relação do tênis com lesões de corrida

15 jun 2013
20h38
atualizado às 20h38
  • separator
  • comentários

Os tênis comuns funcionam perfeitamente para novos corredores, segundo uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Aarhus. De acordo com o estudo, pessoas saudáveis que pretendem começar a correr podem optar por um calçado de corrida comum, sem nenhuma função especial. O tipo do tênis não interfere diretamente no risco de lesões.

<p>O tipo de t&ecirc;nis n&atilde;o &eacute; principal fator de risco para les&otilde;es</p>
O tipo de tênis não é principal fator de risco para lesões
Foto: Getty Images

Para o estudo, publicada no Jornal Britânico de Medicina Esportiva, os pesquisadores acompanharam 927 corredores iniciantes por 12 meses para avaliar o movimento de pronação de seus pés. Todos os participantes receberam o mesmo modelo de tênis de corrida neutro. Durante o período do estudo, 252 pessoas sofreram uma lesão.

"Agora nós temos uma comparação entre corredores com diferentes níveis de pronação com o mesmo tipo de calçado, e os resultados sugerem que aqueles que fazem mais movimento com os pés não têm risco maior de lesão do que qualquer outra pessoa. Essa é uma descoberta controversa uma vez que se tem assumido há muitos anos de que seria prejudicial correr assim", diz o fisioterapeuta Rasmus Nielsen, um dos pesquisadores. Mesmo assim, o especialista destaca que é recomendável escolher um sapato que garanta conforto.

Os pesquisadores sugerem que os novatos considerem outros fatores como o excesso de peso, o volume de treinamento e lesões antigas, que são mais relevantes para o risco de novas lesões. O estudo mostra que o risco de lesão foi a mesmo para os corredores após os primeiros 250 km, independentemente do seu tipo de pronação.

 

Fonte: Terra
  • separator
  • comentários
publicidade