PUBLICIDADE

Especialistas em crossfit comentam acidente que ocorreu em academia de Fortaleza

Treinadores explicam o que houve com atleta que foi atingido na cabeça por uma barra

5 jul 2022 - 14h22
Ver comentários
Publicidade
Acidente com levantamento de peso não aconteceu em academia de CrossFit
Acidente com levantamento de peso não aconteceu em academia de CrossFit
Foto: Shutterstock / Sport Life

Um acidente envolvendo levantamento de peso chamou atenção para os riscos da prática. Durante a repercussão, a prática foi atrelada ao crossfit, mas especialistas na modalidade explicam que esse não é o caso. "Ele estava fazendo Cross Training. O risco do Cross Training está atrelado a academias que não são afiliadas, não têm cursos específicos, então o padrão de movimento não é seguido", afirma Cláudio Bernadino Vieira Jr., instrutor de crossfit mais conhecido como Cadu.

O também instrutor da modalidade Luiz Martins explica que o crossfit é uma prática regulamentada por um órgão internacional, que detém a marca e a metodologia do esporte. Todas as academias do Brasil que oferecem aulas de crossfit devem ser filiadas ao órgão. Caso contrário, a segurança dos atletas, e de todos os envolvidos, pode estar em risco.

De acordo com Luiz, no Brasil a prática do levantamento de peso olímpico é exclusiva em academias de crossfit e centros de treinamento especializados, como clubes que trabalham com competições. A academia onde ocorreu o acidente, em Fortaleza, não está no mapa de centros oficiais de crossfit - isto é, academias filiadas à marca oficial. Entretanto, o CrossFit não tem competência para impedir uma academia de oferecer o treino de levantamento de peso, como esclarece Luiz.

Levantamento de peso

Cadu destaca que no trabalho de levantamento de peso, como no acidente, é necessário que um profissional esteja acompanhando o movimento, e que ele conheça o seu praticante para limitar a carga. "Quando o praticante comete algum erro, é necessário que alguém esteja do lado para impedir que ele continue. No vídeo vemos que ninguém deu esse feedback", declara.

"O praticante que procura essas atividades deve procurar profissionais que sejam certificados pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF), e também especializados em levantamento de peso. O curso e certificado do CrossFit torna os profissionais aptos a dar essas aulas, trazendo assim segurança para todos", adverte Cadu.

Luiz destaca que, pelo vídeo do acidente, o atleta não parece estar em uma estrutura de aula. "Ele está sozinho ali naquele espaço e, no crossfit, as aulas são em grupo. Sempre tem pelo menos um professor dando aula e guiando os alunos", justifica. 

Mas, como o treinador acrescenta, isso também não impede de acontecer acidentes do tipo em academias de crossfit que trabalham com esse movimento. "Por isso é importante as pessoas saberem onde elas estão procurando a atividade, além de contar com o suporte de um profissional especializado", finaliza.

Sport Life
Publicidade
Publicidade