PUBLICIDADE

Dia Nacional do Ciclista: 5 dicas para pedalar em segurança

Data é uma homenagem para Pedro Davison, ciclista que foi vítima de um acidente fatal em 2006

19 ago 2022 - 08h06
Compartilhar
Exibir comentários
Dia do Ciclista
Dia do Ciclista
Foto: Shutterstock / Sport Life

Hoje, 19 de agosto, é o Dia Nacional do Ciclista. Uma data que, apesar de ter referência direta com uma prática esportiva tão nobre, não possui caráter comemorativo. O Dia do Ciclista, na verdade, é uma homenagem para Pedro Davison, um ciclista brasiliense que foi vítima de um acidente fatal em 2006, quando tinha apenas 25 anos de idade.

A data, portanto, tem o objetivo de provocar uma reflexão sobre os problemas de trânsito. Além de chamar a atenção para a falta de políticas voltadas à mobilidade social. Dessa forma, nesse Dia do Ciclista, separamos algumas dicas importantes para pedalar com mais segurança pelas ruas. Confira:

Dia do Ciclista e a segurança nas ruas

1 - Alongamento

Prática fundamental para melhorar a flexibilidade dos músculos, além de melhorar a circulação sanguínea, algo que pode prevenir lesões. São recomendados ao menos 10 minutos de alongamento para preparar o corpo.

2 - Seja visto

Dica importantíssima, principalmente para quem pedala em grandes e movimentadas cidades. Manter-se visível no trânsito, mesmo durante o período noturno, é o primeiro passo para evitar acidentes. Aposte sempre em roupas e sinalizadores florescentes - estilo vaga-lume - para chamar a atenção dos motoristas.

3 - Equipamento adequado

Utilizar roupas e meias de compreensão próprias para andar de bicicleta vão te ajudar a pedalar mais. Elas podem diminuir a fadiga e a tensão, além de auxiliar na recuperação muscular.

4 - Beba água

Leve sempre uma garrafa d'água para onde for. A importância da hidratação correta, principalmente em dias quentes e secos, é gigantesca. O ideal é consumir pelo menos dois litros de água por dia.

5 - Nunca vá sem o capacete

Por fim, mas imprescindível também, é usar capacete. Nada de bancar o super-herói por aí. Simples quedas, sem equipamento de proteção, podem ocasionar graves lesões.

Fonte: Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas).

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade