PUBLICIDADE

Dia do Profissional de Educação Física alerta para importância do esporte

Praticar atividades físicas é fundamental para fortalecer sistema imunológico e promover saúde mental

1 set 2021 16h08
| atualizado às 20h29
ver comentários
Publicidade
Profissional de Educação Física
Profissional de Educação Física
Foto: Shutterstock / Sport Life

Hoje, primeiro de setembro, é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física no Brasil, data em que entrou em vigor a lei que regulamenta a profissão. De acordo com um estudo científico publicado pela revista The Lancet Global Health, os educadores físicos são responsáveis diretos por salvarem aproximadamente quatro milhões de vidas todos os anos no mundo.

Entre os maiores feitos desses profissionais está o combate ao sedentarismo. Condição que colabora para o aparecimento de doenças graves como obesidade, hipertensão e diabetes, por exemplo. Durante o confinamento que a pandemia obrigou o mundo a realizar, esses problemas ficaram ainda mais nítidos. Segundo dados do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP (Nupens), quase 20% dos brasileiros ganharam, ao menos, dois quilos na quarentena.

Outro fator importante para se lembrar é que o sedentarismo também pode enfraquecer o sistema imune. De acordo com o especialista de Vida Saudável do Sesi-SP, Marcelo Mendes. "A falta de sono adequado, má alimentação, estresse, além do esgotamento mental refletem diretamente na defesa do organismo".

Melhorar a qualidade da alimentação e realizar exercícios físicos periodicamente são a chave para reverter a tendência do sedentarismo. E é o profissional de educação física a pessoa mais adequada para auxiliar na prática de esportes em geral. Seja levantando peso na academia, correndo no parque, andando de bicicleta na orla, ou qualquer outra atividade. É ele que estará lá para orientar e ensinar.

Para quem quer mudar os hábitos e começar a ter uma vida mais ativa, as indicações de Mendes baseiam-se em cautela e iniciativa. "Para começar, é preciso respeitar o processo individual de cada um, seu condicionamento físico, restrições e objetivos. O mais importante é a regularidade. Esforços físicos exagerados além de causar lesões, também trazem resultado oposto ao esperado. O educador físico é quem terá esse olhar especializado e poderá conduzir corretamente a atividade", explica.

Caio Fonseca, educador físico e especialista em correção de desequilíbrios musculares e treinamento funcional, nos ajudou a elencar mais alguns motivos para levantar do sofá e partir rumo a uma vida mais saudável e repleta de esporte. Confira:

  1. Atividades aeróbicas, como correr e pedalar, trazem diversos benefícios para o sistema cardiovascular. Também ajudam o aluno a manter-se longe da hipertensão, aterosclerose e colesterol alto, por exemplo.
  2. Já os de fortalecimento, como a musculação, são fundamentais para evitar a perda de massa magra causada pelo sedentarismo. Com a musculatura em dia, atividades do cotidiano tornam-se mais simples. Além de prevenir doenças osteoarticulares, como artrite e artrose.
  3. O emagrecimento - sonho de consumo para muitas pessoas - também está diretamente ligado a prática de exercícios físicos. A junção de atividades aeróbicas e de força, claro, com orientação profissional, é uma combinação poderosa na busca por um corpo em forma e saudável.
  4. Alguns exercícios funcionais também podem trazer ótimos benefícios para a postura. Além de evitarem dores articulares e musculares, comuns em pessoas sedentárias.
  5. Praticar esporte também aumenta a liberação de hormônios do prazer. Fator que pode ser primordial no combate a doenças mentais, como depressão e ansiedade.
Sport Life
Publicidade
Publicidade