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Conheça 4 opções de meditação para praticar diariamente

Geralmente conectado à necessidade, exercício pode ser inserido ao longo do dia e se tornar hábito

27 mai 2022 05h00
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A vida movimentada é uma parte comum do cotidiano da população, já acostumada a fracionar o próprio tempo entre trabalho, lazer e outros afazeres. Ainda assim, por vezes, as obrigações diárias se sobrepõem aos momentos de bem-estar, colocando à prova o autocuidado. Por outro lado, a meditação também deve ser vista como uma prática que pode ser inserida para manutenção do bem-estar, como um hábito. 

Às vezes procurada apenas por necessidade, meditação pode ser um hábito saudável
Às vezes procurada apenas por necessidade, meditação pode ser um hábito saudável
Foto: New Africa

Um dos principais pilares da meditação é a sua versatilidade, facilmente implementada em diferentes ocasiões e com os mais variados objetivos: dormir melhor, aliviar estresse e ansiedade, se conhecer, aumentar o foco, entre outros. Conheça quatro opções de meditação e como utilizá-las pensando na própria saúde mental. 

Foco 

Quando a concentração é um problema, e isso acontece por uma infinidade de situações, como excesso de atividades, inevitavelmente a execução da tarefa se torna morosa e exige mais tempo do que o planejado. Esse cenário vai tomando conta da agenda e um verdadeiro efeito cascata se inicia. As meditações para foco, como o mindfulness, buscam colaborar para a compreensão do presente e trabalham a atenção plena, para que a mente esteja voltada ao momento e a dedicação seja máxima. Um exemplo de perda de foco é realizar um trabalho já pensando em outro que está na fila. Isso pode impactar a agilidade e comprometer o cronograma, por isso as meditações de foco podem ser aliadas para boa produtividade, todavia podem ser acessadas a qualquer momento: ao iniciar o dia, durante um passeio no parque etc. 

Ansiedade 

Costuma surgir ao longo do dia e nem sempre como produto de uma jornada intensa, porém capaz de atingir diretamente a qualidade de vida. As meditações para alívio de ansiedade podem ser chave para uma vida mais leve, já que exploram os modos de lidar melhor com as ocasiões que testam o psicológico e impactam controle emocional. Elas podem ser realizadas no momento que mais precisar, seja após o trabalho ou durante alguma situação que ativou o gatilho de ansiedade, por exemplo, entretanto sua aplicação não precisa se prender à necessidade.  

Se conhecer 

Para muitos o pilar mais famoso da prática, é essencial no alcance de um estado profundo de reflexão. A partir desse processo, se torna possível mergulhar na própria essência para se conhecer e aceitar cada pedaço de si, entender pontos de aflição ou alegria etc. Compreender gatilhos mentais, encontrar formas de atenuar eventos desconfortáveis, são inúmeras as possibilidades. Use essa opção para ter um momento consigo mesmo e conectar corpo e mente, mesmo quando não houver motivo aparente. 

Sono 

Dormir bem é uma condição básica para a qualidade de vida, por isso não pode ser substituída e tampouco ignorada. Ansiedade, estresse ou qualquer outra circunstância do tipo podem influenciar a hora do descanso, assim as meditações para dormir melhor tem boa tração entre os praticantes, que consomem não apenas esse tipo de conteúdo, mas também músicas relaxantes. Inserir esse hábito quando já se está prestes a ir dormir pode ser uma boa opção para ir aliviando pensamentos ansiosos, controlar a respiração, reduzir o estresse e, enfim, se deitar. 

 

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